Arapiraca

Empresas de ônibus de Arapiraca sentem efeitos da greve nacional e podem parar

Já houve redução de 30% da frota de ônibus e zona rural é a mais afetada

Por Paulo Marcello com assessoria 25/05/2018 16h04
Empresas de ônibus de Arapiraca sentem efeitos da greve nacional e podem parar
Real Arapiraca diminui número de ônibus por conta da greve dos caminhoneiros - Foto: Assessoria

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Arapiraca está monitorando as empresas de ônibus da cidade por conta da greve nacional dos caminhoneiros que já está afetando o estoque de combustíveis dos postos da região. Os donos das empresas de transporte de passageiros já começaram a sentir o drama de não conseguir abastecer seus veículos a partir desta sexta-feira (25) e já houve redução no número de veículos.

Segundo o órgão municipal, as empresas estão com estoque próprio baixo e se a situação permanecer como está, não haverá como colocar os ônibus nas ruas. O objetivo da SMTT é saber se os veículos estão sendo abastecidos para informar à população caso haja alguma redução no número de veículos ou até mesmo a suspensão em toda linha.

O superintendente da SMTT, Jodelmir Pereira, destaca a importância deste monitoramento.

“Estamos acompanhando a situação do país e, especificamente, das empresas aqui em Arapiraca para que a população não seja prejudicada com a redução da frota”, disse.

Já o gerente de Transportes da SMTT, Ailton Pereira, disse que até o momento a única que reduziu a frota foi a Real Arapiraca, em 30%. A direção informou que vai trabalhar com o número reduzido até que o abastecimento de combustíveis seja regularizado nos próprios postos. Os locais atingidos são as comunidades de Vila Bananeiras, Povoado Pau D’Arco e Sítio Capim, na zona rural; e o Residencial Agreste, na área urbana.

“Dos três ônibus que circulavam em quatro comunidades, apenas dois estarão cumprindo o itinerário nos próximos dias, devido ao baixo estoque de óleo diesel nos postos da empresa”, disse Ailton Pereira.

Mas a situação pode piorar, já que de acordo com a direção da Real Arapiraca, a frota é abastecida em posto próprio e o estoque só dará para abastecer os ônibus até o próximo domingo (27), caso a greve dos caminhoneiros continue e o abastecimento permaneça prejudicado.

A RM Viação, que abastece em posto próprio, informou que o estoque de combustível dá para abastecer a frota por mais 12 dias.

Já as empresas Mãe Salvador e São Judas Tadeu Turismo (SJT) abastecem suas frotas em postos externos e dependem do estoque do combustível do fornecedor, ou seja, podem parar seus veículos a qualquer momento.