Cultura

MinC faz capacitação em Arapiraca para “Prêmio Culturas Populares”

Por Assessoria e 7Segundos 24/05/2018 14h02
MinC faz capacitação em Arapiraca para “Prêmio Culturas Populares”
Prêmio Culturas Populares - Foto: Ilustração

Arapiraca vai receber nesta segunda-feira (28) uma oficina gratuita do Ministério da Cultura (MinC) para orientar os interessados em participar da 6ª edição do edital do “Prêmio Culturas Populares”.

O encontro acontecerá a partir das 14h, na Sala Multimídias do Sesc Arapiraca, situado na Rua Francisco Manoel Cazuza, no bairro Santa Edwiges. Não é necessária a inscrição prévia.

Na oportunidade, os representantes do MinC irão apresentar o edital, tirar dúvidas e direcionar para como deve ser feito o preenchimento dos formulários para participar.

Homenageando a pernambucana Selma do Coco nesta edição, o Prêmio Culturas Populares é o maior da área em termos de valores e número de premiados desde 2007, quando o projeto começou. Só na edição do último ano, foram 258 agraciados no Nordeste.

Em 2018, serão investidos R$ 10 milhões em 500 iniciativas – 100 para cada região do país – que fortaleçam e contribuam para dar visibilidade a atividades culturais de todo o Brasil, como o cordel, quadrinha, maracatu, jongo, cortejo de afoxé, bumba-meu-boi e boi de mamão, entre outras.

Na edição 2018 do Edital, cada um dos premiados receberá R$ 20 mil, o dobro de 2017. As inscrições podem ser feitas até 13 de junho, pela internet, na página culturaspopulares.cultura.gov.br, pelo sistema Salic, ou via postal.

O edital premiará iniciativas em cinco categorias: 200 prêmios para mestres e mestras (pessoa física); 180 para iniciativas de grupos sem CNPJ; 70 para pessoas jurídicas sem fins lucrativos; 30 para pessoas jurídicas com ações comprovadas em acessibilidade cultural; e 20 para herdeiros de mestres e mestras já falecidos (in memoriam).