Na Mídia

Arapiraca é notícia na mídia nacional em reportagem sobre evasão escolar

Por 7Segundos com G1 23/05/2018 21h09
Arapiraca é notícia na mídia nacional em reportagem sobre evasão escolar
Arapiraca é notícia na mídia nacional em reportagem sobre evasão escolar - Foto: Google Street View

O programa da Rede Globo, Profissão Repórter, esteve na cidade de Arapiraca e exibe reportagem sobre evasão escolar nesta quarta-feira (23) mostrando a realidade da Escola de Ensino Fundamental Domingos Lopes, e de adolescentes que abandonaram os estudos na instituição no município, localizado no Agreste de Alagoas.

Segundo a equipe do programa, dados de evasão escolar divulgados pela primeira vez pelo INEP de 2014 para 2015, onde Alagoas foi o estado com a maior taxa de evasão no ensino fundamental, e em 2016 quando também teve a maior taxa de abandono do ensino médio na rede pública, os convenceram a escolher o estado para a produção da reportagem.

Entre Maceió, com 12,8 % de abandono, e Arapiraca, com a taxa de 18,2%, os jornalistas decidiram pela cidade do Agreste, em detrimento da capital, e de municípios menores, que apesar das altas taxas, foram preteridos pelo efeito estatístico de observarem cidades de maior porte.

Enquanto a Escola Fundamental Domingo Lopes, foi selecionada de acordo com os resultados da Prova Brasil, que avalia a qualidade do ensino no país, onde só participam escolas com mais de 20 alunos e é aplicada no 5° e no 9° ano do ensino fundamental, onde foi notada a diferença de 100 alunos entre as duas aplicações. Motivos como gravidez, trabalho e violência foram motivos citados pelos estudantes para a evasão.