Saúde

[Vídeo] Especialista diz que número de crianças com viroses aumenta nesta época

Por 7Segundos 14/05/2018 12h12
[Vídeo] Especialista diz que número de crianças com viroses aumenta nesta época
Criança doente, com gripe - Foto: Ilustração

Todo ano, quando o tempo esfria e o inverno se aproxima, as doenças viriais, como gripe, se espalham com mais facilidade. Isto acontece, principalmente, porque os vírus se reproduzem mais em temperaturas baixas, e porque tende-se se a deixar janelas e portas fechadas, para manter o calor no local. Deste modo, o vírus não circula, fica preso no local, e atinge mais facilmente as pessoas que ali estão.

Neste período, as mais afetadas são as crianças, pois se relacionam com muitas pessoas na escola, levam a mão à boca com mais frequência e nem sempre têm o excesso de cuidados de um adulto para evitar o contágio. O 7Segundos conversou com o doutor Gilson Belo, pediatra que atua em Arapiraca na clínica Pró-Criança. O médico explica que, nesta época, o número de atendimentos aumenta na clínica: “Neste período, dobra o número de atendimentos, temos que contratar mais um médico, aumentar o quadro do pessoal de enfermagem, todo ano. São seis meses por ano que dobre ou triplica o número de atendimentos. Agora mesmo, não tem mais leitos”.

Dr. Gilson explica quais os maiores cuidados que se deve ter neste período para evitar que os pequenos adoeçam:

“Os cuidados, principalmente com os recém-nascidos e crianças menores, são: lavar as mãos, sempre que for manipular a criança, evitar aglomerados, como shoppings centers e feiras. Essas condutas são as duas principais. Além disso, nós temos que dar a vacina contra a influenza, que é fundamental em crianças de 6 meses a 5 anos de idade. Com a vacina, nós prevenimos a gripe, que muitas vezes é grave e pode evoluir para a pneumonia, e que pode levar à internação. Por isso, a criança pode passar a correr risco de vida. Outra coisa, importantíssima: nos primeiros meses de vida, amamentação vai proteger a criança, aumentando as suas defesas.

Os adultos também devem tomar muito cuidado. Lavar as mãos é muito importante, principalmente depois de cumprimentar outra pessoa. Só nesse simples cuidado evita, e muito, essas doenças virais.

Automedicação é uma coisa muito perigosa, que pode levar a consequências muito desagradáveis. Adoeceu, levar ao médico. Agora, quanto à virose, o importante é repouso e muito líquido, e evitar o contato com outras pessoas. É uma questão de consciência: se a criança está doente, não mandar para a escola, para não transmitir para outras pessoas. Agora, automedicação nunca”.

Veja o vídeo da entrevista: