Eleições 2018

[Vídeo] Alistamento, alteração e quitação eleitoral acabam nesta quarta

Após o prazo, estes serviços só ficarão disponíveis após a eleição de 2018

Por 7Segundos 08/05/2018 11h11
[Vídeo] Alistamento, alteração e quitação eleitoral acabam nesta quarta
Fila para atendimento no Fórum Eleitoral de Arapiraca - Foto: Josival Meneses/7Segundos

O prazo para ficar em dia com a situação eleitoral acaba nesta quarta-feira (09). Até a data limite, os eleitores poderão fazer seu alistamento – lembrando que os jovens que completam 18 anos até o dia 07 de outubro são obrigados a votar nesta eleição - transferir seu domicílio eleitoral, requerer a inclusão do nome social e alteração do gênero, solicitar para votar em seções especiais (para pessoas com dificuldade de locomoção ou deficiências) e fazer alterações cadastrais. Após esta data, os cartórios e centrais de atendimento apenas emitirão segundas vias dos títulos e farão a impressão das guias de pagamento de multas.

Como o esperado, os cartórios eleitorais de todo Brasil estão cheios de eleitores que deixaram para se apresentar à Justiça Eleitoral nos últimos dias. Em Arapiraca, não foi diferente: o Fórum Eleitoral, situado no bairro Novo Horizonte, tem fila que perpassa o quarteirão.

O chefe da 22ª e da 55ª Zona Eleitoral de Arapiraca, Alberto Alencar, explica a importância de estar em dia com a situação eleitoral: “Estamos há dois dias do fechamento do cadastramento para as Eleições 2018, e, com isso, aqueles que desejam tirar seu título pela primeira vez, transferir ou regularizar seu título, caso ele esteja cancelado, tem que comparecer aqui no Cartório até amanhã, ou se não, apenas após a eleição é que vai poder regularizar sua situação eleitoral”.

Alberto ressalva ainda que alguns municípios não fazem mais parte da área de cobertura eleitoral de Arapiraca, ou seja, que a 22ª e a 55ª Zonas Eleitorais de Arapiraca atendem apenas o próprio município. “ Houve uma série de modificações em todo o estado, cidades que foram alocadas em outras zonas eleitorais, e com isso a 22ª Zona e a 55ª Zona estão apenas com Arapiraca para fazer o cadastramento”.

Para consultar sua zona eleitoral, ou em qual zona o seu município está alocado, clique aqui.

Documentação
Aquele eleitor que vai fazer o título pela primeira vez, ou seja, vai se alistar, tem que levar identidade, CPF, um comprovante de residência e o comprovante de alistamento militar para o jovem homem acima dos 18 anos.

Quanto à transferência de domicílio, o eleitor precisa levar um comprovante de três meses atrás, porque a lei exige que o eleitor já resida na localidade há pelo menos três meses.

Aquele que vai reestabelecer o seu título, caso esteja cancelado, deve levar também identidade e comprovante de residência, além de ter quitado qualquer multa eleitoral existente.

e-Título
A Justiça Eleitoral lançou um aplicativo chamado e-Título, onde o eleitor baixa o aplicativo em seu celular, coloca seus dados, e, após isso, é feito um processamento. Será baixado para o celular a versão virtual do título, inclusive com foto. Este título virtual é suficiente para o eleitor levar à seção eleitoral no dia da votação.

Nome social e mudança de gênero
Aos eleitores que desejarem alterar seu nome social no título de eleitor e/ou seu gênero descrito, não precisa apresentar nenhuma documentação. Será necessária apenas a auto declaração: pedir ao funcionário que mude as informações no título em questão. Para conseguir esta alteração, é preciso cumprir também o prazo citado, ou seja, até esta quarta (9).

Horário de atendimento
O funcionamento no Fórum Eleitoral de Arapiraca, situado na Rua Gervásio de Oliveira Lima, nº 147, no bairro Novo Horizonte. O atendimento é de 7h30 às 13h30. Alberto lembra que é importante não deixar para cima da hora: “É importante que o eleitor não deixe para vir nas últimas horas, porque muitos se encontram com multa, se encontram com alguma outra pendência que tem que sair para pegar um documento, e isso pode atrapalhar o seu atendimento e ao final não conseguir fazer o que desejava”.

O Fórum Eleitoral de Maceió extendeu o horário de atendimento, em decorrência da grande demanda: nesta terça e quarta (8 e 9) o Fórum funciona de 7h30 às 17h. O Fórum é situado na Avenida Fernandes Lima, nº 3487, no bairro Farol.

Confira o vídeo: