Cultura

Seduc anuncia Encontro de Bandas Fanfarra e Concurso de Redação

Por Agência Alagoas 03/05/2018 08h08
Seduc anuncia Encontro de Bandas Fanfarra e Concurso de Redação
Banda Fanfarra alagoana - Foto: Agência Alagoas / Valdir Rocha

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deu o pontapé inicial para o desfile cívico estudantil dos 201 anos de Emancipação Política de Alagoas com o anúncio das edições 2018 do Encontro Inter-regional de Bandas Fanfarra e Concurso de Redação. O edital de ambos os eventos foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) da última segunda-feira (30).

Este ano, o Encontro de Bandas Fanfarra acontece de 17 a 20 de julho, com o tema ‘Revisitando os Clássicos da Música Brasileira’. Conforme edital, poderão se inscrever no concurso bandas das redes de ensino estadual, municipais e privada, entretanto as duas últimas não concorrem à premiação, assim como as bandas fanfarras vencedoras do I Encontro não concorrerão com as demais para representação no Desfile Cívico Estudantil 2018.

Já o Concurso de Redação está aberto para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio, Técnico e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual, que deverão apresentar suas produções textuais com o tema ‘Autores e Obras da Literatura Alagoana’. Os melhores representarão suas regionais.

Ambos os concursos selecionam fanfarras e pelotões estudantis para compor o evento de 16 de setembro, que, este ano, trará como tema ‘Autores e Obras da Literatura Alagoana’ e treze subtemas apresentados pelas Gerências Regionais de Educação (Geres).

“Em ambos os eventos, a ideia é termos o maior número possível de escolas participando. No caso do Encontro das Bandas Fanfarra, as apresentações acontecerão em quatro polos e contemplarão todas as Geres”, adianta Dileusa Costa, supervisora da Integração Escola Comunidade da Seduc.

 

Como se inscrever

De acordo com a organização, as inscrições serão realizadas nas respectivas Gerências Regionais de Educação (Geres) e as bandas fanfarras deverão apresentar repertório, coreografia e indumentárias relacionados ao tema do encontro. Já as produções literárias selecionadas nas unidades de ensino serão entregues às suas respectivas gerências, que serão responsáveis pela escolha da melhor produção.

O resultado da seleção das bandas fanfarras e unidades de ensino que participarão do desfile cívico estudantil será divulgado no site da Seduc: http://www.educacao.al.gov.br.