Agricultura

Operação apreende mais de 150kg de pescado impróprio para consumo em Penedo

Por Assessoria 30/04/2018 09h09
Operação apreende mais de 150kg de pescado impróprio para consumo em Penedo
Peixes apreendidos - Foto: Assessoria

Uma operação conjunta da Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Agrário de Penedo, realizada na manhã de sexta-feira (27), resultou na apreensão de cerca de 150kg de pescado impróprio para o consumo humano. Os peixes de várias espécies estavam sendo comercializados em carros de mão sem o mínimo de higiene, algo que já havia sido proibido pelos órgãos competentes e de forma insistente menosprezado pelos vendedores.

O Coordenador de Vigilância Sanitária de Penedo, Ângelo Mendes, explicou que o pescado retirado de circulação já havia sido condenado totalmente como impróprio para o consumo humano devido a exposição ao sol e condições em que se encontrava, sendo de imediato providenciado o derrame de creolina sobre os peixes para a partir de então serem encaminhados para o descarte final que poderia ser por incineração ou esmagamento em caminhão compactador que faz a coleta de lixo doméstico.

Questionado sobre a possibilidade de o pescado apreendido ser direcionado para pessoas carentes ou instituições filantrópicas e de caridade, Ângelo ressalta que a comunidade precisa entender que se a vigilância sanitária faz a apreensão devido aos peixes serem impróprios para o consumo humano, não seria ético e responsável, direcionar o produto para que instituições possam fazer proveito. “Não estamos falando de um alimento qualquer que está fora da validade. Estamos tratando de um produto que pode trazer sérios riscos à saúde do consumidor”, esclarece Ângelo.

O Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Agrário, Manoel Messias Lima, alerta para a necessidade de haver uma fiscalização constante para coibir a venda clandestina ou de produtos impróprios para o consumo humano, devido à situação de acondicionamento dos alimentos, principalmente os de origem animal que tem maior probabilidade de se tornar impróprio num curto espaço de tempo.