Saúde

Vacinação contra gripe em Arapiraca começa na próxima segunda-feira (23)

Por Assessoria e 7Segundos 20/04/2018 14h02
Vacinação contra gripe em Arapiraca começa na próxima segunda-feira (23)
Vacinação contra febre amarela - Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

Começa nesta segunda-feira (23), nas Unidades Básicas de Saúde de Arapiraca, a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, promovida pelo Ministério da Saúde.

A campanha seguirá até o dia 1º de junho, sendo o sábado, 12 de maio, o dia D de mobilização nacional. Os grupos prioritários para a vacinação seguem a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Grupos

Devem se vacinar pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses aos menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional.

Também serão imunizados os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

“O vírus influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório. A vacina é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos”, destaca Adriana Duarte, coordenadora Municipal do Programa de Imunização. Ela ainda explica que a vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe, de acordo com determinação da OMS: A/H1N1, A/H3N2 e influenza B).

Prevenção

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). O Ministério da Saúde orienta a população para a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.