Religião

[Vídeo] Paróquia de São José celebra 50 anos com festa no dia de seu padroeiro

Por 7Segundos 19/04/2018 14h02
[Vídeo] Paróquia de São José celebra 50 anos com festa no dia de seu padroeiro
Brasão oficial do Jubileu de Ouro da Paróquia de São José, em Arapiraca - Foto: Divulgação / Danilo Leitte

A comunidade católica de Arapiraca terá, nos próximos dias, um importante período de comemorações para celebrar: trata-se das festividades da Paróquia de São José, que unirá os festejos em comemoração ao dia do padroeiro com o Jubileu de Ouro da comunidade, que completa 50 anos de existência em Arapiraca.

O local da festa é a Matriz de São José, situada no bairro Alto do Cruzeiro, em Arapiraca. A partir do próximo dia 22, as comemorações serão iniciadas com novena, que se estenderá até dia 30 de abril. Em primeiro de maio, ocorrerá o encerramento com procissão, celebrando o dia de São José Operário, padroeiro da paróquia.

A comunidade São José começou em 1959, na atual Praça da Santa Cruz, também no Alto do Cruzeiro, numa capela existente até hoje. Dez anos depois, foi nomeada paróquia, uma das primeiras de Arapiraca. Hoje, quatro capelas fazem parte da Paróquia de São José, e ao longo de seus 50 anos de existência, já frutificou comunidades novas, como a Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no povoado Bananeiras e a futura Paróquia de Santa Isabel, na Canafístula. Até mesmo a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, no bairro Santa Esmeralda, um dia fez parte da região pastoral de São José.

 

Programação

O atual pároco, Padre Antônio Lopes, conversou com o 7Segundos e deu detalhes de como ocorrerão as atividades: “É a primeira vez que nós teremos uma novena, porque temos um acontecimento especial: no próximo ano, nossa paróquia vai completar 50 anos de sua criação. Então vamos fazer uma novena de abertura, para que durante o ano inteiro nós festejemos o nosso Jubileu de Ouro, celebrando nosso padroeiro São José”.

O religioso explica que as festividades se dividem em celebrações religiosas e confraternizações após as missas, com atrações culturais e quermesse: “Nós temos uma parte que nós chamamos de festa religiosa, de celebrações da missa, mas sempre depois da missa teremos uma grande quermesse, então, os espaços externos de nossa igreja serão ocupados com um palco, com barracas de quermesse, e todas as noites, após a missa, teremos apresentações culturais, com música e confraternização para as famílias, para todas as idades. No dia 29, teremos dois momentos: na parte da manhã, teremos uma celebração para os idosos e os enfermos, em que a paróquia vai buscar em casa estas pessoas que têm dificuldades de locomoção; e no horário da tarde teremos um leilão, na sede da AABB, às 16h”.

 

Confira nossa entrevista com o Padre Antônio, pároco da Paróquia de São José: