Polícia

Vereadores estão entre os investigados da Operação Malacafa, afirma PF

Dentre as buscas, a PF apreendeu R$ 20 mil em dinheiro e uma arma de fogo

Por 7Segundos 10/04/2018 11h11
Vereadores estão entre os investigados da Operação Malacafa, afirma PF
Delegado regional de Combate ao Crime Organizado, Dr. Aguinaldo Mendonça Alves - Foto: Val John/7Segundos

O delegado regional de Combate ao Crime Organizado, Dr. Agnaldo Mendonça Alves, concedeu entrevista à imprensa na manhã desta terça (10), a respeito da Operação Malacafa, deflagrada nas primeiras horas do dia. A investigação em curso diz respeito a suspeitas de inserção de funcionários laranjas na Assembleia Legislativa de Alagoas.

“Hoje pela manhã, a PF deu andamento a 14 mandados de busca, sendo dois em Jacaré dos Homens, 11 em Batalha e um em Maceió. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos mídias e documentos, foi efetuada uma prisão em flagrante por porte ilegal de arma [em Batalha], e foram apreendidos em dinheiro a quantia de R$ 20 mil na casa de um dos alvos, na cidade de Batalha”, disse o delegado.

Sobre as pessoas envolvidas no suposto esquema, Dr. Agnaldo justificou que ainda não podem ser divulgados os nomes nem funções. O delegado adiantou, no entanto, que há vereadores na lista de suspeitos: “Sobre os alvos, especificamente, a Polícia Federal não pode passar maiores informações, podemos informar apenas que foram cumpridos todos os mandados emitidos pela Justiça Estadual de Alagoas. Cumprimos buscas nas casas de alguns vereadores, mas adianto que não posso informar os nomes”.

Houve ainda o questionamento sobre a possível relação entre a operação e as acusações feitas por José Márcio Cavalcante, o Baixinho Boiadeiro, feitas em fevereiro deste ano. Foragido da Justiça, Baixinho publicou um vídeo com uma lista de nomes de um suposto esquema de funcionários laranjas na ALE; este levantamento foi apontado por Baixinho como o motivo da morte de seu pai, Neguinho Boiadeiro, morto em novembro de 2017.

O delegado foi categórico em afirmar que não existe ligação entre os crimes de Batalha (morte dos vereadores Neguinho Boiadeiro e Tony Pretinho), nem com as denúncias de Baixinho, em relação à Operação Malacafa: “Na verdade, esta operação é um desdobramento da Operação Sururugate, que é anterior aos fatos ligados a esta pessoa”.

Agnaldo informou ainda que a operação continua em andamento durante esta terça (10), e que o material apreendido será enviado à Superintendência da Polícia Federal para análise.