Mundo

Confronto com Exército de Israel na fronteira de Gaza deixa palestinos mortos

Série de protestos convocados pelo Hamas teve início nesta sexta-feira (30).

Por G1 30/03/2018 10h10
Confronto com Exército de Israel na fronteira de Gaza deixa palestinos mortos
Confronto com Exército de Israel na fronteira de Gaza deixa palestinos mortos - Foto: G1

inco palestinos que participavam de atos na Faixa de Gaza, perto da fronteira de Israel, foram mortos nesta sexta-feira (30) pelo Exército de Israel, segundo o Ministério da Saúde local. Centenas ficaram feridos.

Um protesto de seis semanas teve início nesta sexta-feira. O ato, chamado de "Marcha do Retorno" foi convocado pelo Hamas, grupo que comanda a Faixa de Gaza. Milhares de palestinos se reuniram em cinco acampamentos em diferentes locais da região.

Um palestino, identificado como agricultor da região, havia sido morto antes das manifestações.

Tendas de campanha foram montadas a uma distância de cerca de 700 mestros da fronteira, mas os manifestantes palestinos têm realizado demonstrações a cerca de 200 metros do território israelense, diz a agência Efe.

Segundo testemunhas, do lado israelense é possível ouvir disparos e ver muita fumaça, enquanto em Gaza há várias ambulâncias.

Israel responde

No Twitter, a conta oficial das Forças Armadas de Israel afirmam que 17 mil palestinos estão concentrados em cinco acampamentos "ao longo da barreira de segurança da Faixa de Gaza".

"Os manifestantes estão jogando pneus em chamas e jogando bombas caseiras e pedras na barreira de segurança e em soldados das Forças Armadas, que estão respondendo com meios de dispersão de revoltas e atirando contra os principais instigadores", diz a mensagem.