Oportunidades

Com apoio da Seprev, eletricista vence as drogas, faz curso e abre o próprio negócio

Por Agência Alagoas e 7Segundos 29/03/2018 20h08
Com apoio da Seprev, eletricista vence as drogas, faz curso e abre o próprio negócio
Seprev II - Foto: Assessoria

A vida de Pedro Victor de Lima, de 30 anos, começou a desandar muito cedo, aos 14 anos, quando começou a usar drogas ilícitas. Iniciou pela maconha em roda de amigos e, tempos depois, se viu atormentado por uma das drogas mais devastadoras que existe, o crack.

Foram sete anos de dependência do entorpecente que o levou ao fundo do poço. “Deixei de trabalhar, de cumprir com minhas obrigações com minha família, fui desprezado por todos. Foi uma época muito difícil”, relembra.

A complicada vida de dependente químico começou a mudar quando Pedro Victor conheceu os Anjos da Paz, programa da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), que resgata pessoas do submundo das drogas.

Foi durante uma ação de rotina de busca ativa por dependentes químicos nas ruas, que se deu o primeiro contato com os psicólogos e assistentes sociais do programa. Pedro acabou sendo acolhido em uma das comunidades credenciadas pelo Governo do Estado e, com muito esforço, conseguiu se livrar da dependência.

Mas, foi por meio do programa Agentes da Paz, também da Seprev, que o ex-acolhido passou trilhar um novo rumo em sua vida. Ao ser convocado pelas equipes para participar do curso de eletricista, acabou vislumbrando sua reinserção no mercado de trabalho.

Após o curso, Pedro recebeu acompanhamento dos Agentes da Paz, tirou todos os seus documentos por meio do mais novo programa da Seprev, o Cidadão Legal, e resolveu abrir seu próprio negócio de conserto de eletrodomésticos.

“O conhecimento abre nossa cabeça. Quando temos objetivos, fazemos com que nossa vida mude. Tive que esquecer os problemas e procurar o estudo, que é a melhor forma de vencer na vida. Fiz um curso de eletricista, gostei e minha mente se expandiu. Hoje estou aqui com meu negócio”, comemora.