Agricultura

Produtores do Agreste alagoano comercializam hortaliças na tradicional Feira do Peixe Vivo

Por Agência Alagoas e 7Segundos 27/03/2018 17h05
Produtores do Agreste alagoano comercializam hortaliças na tradicional Feira do Peixe Vivo
Agricultores Agreste - Foto: Assessoria

Agricultores e pequenos produtores, que integram o Arranjo Produtivo Local (APL) da Horticultura no Agreste, irão comercializar seus produtos pela primeira vez na tradicional Feira do Peixe Vivo, na próxima quinta-feira (28) e sexta-feira (29), no Parque da Pecuária. Associações de produtores do Sítio Prato, Gongo e Tabuleiro de Dentro trazem à Feira centenas de alimentos como alface, rúcula, tomate, alho, cenoura, cebola, couve, entre outros.

O APL da Horticultura conta com a participação de 300 produtores no Agreste, que são incentivados por meio do Programa de Arranjo Produtivo Local (PAPL), liderado em Alagoas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

Em Alagoas, aproximadamente 15 mil pessoas são beneficiadas pelo PAPL. A iniciativa do Governo do Estado, em parceria com o Sebrae/AL, visa melhorar a qualidade de vida da população, por meio da geração de emprego e renda. Com isso, a Sedetur investe na formação dos pequenos produtores, promovendo cursos e workshops profissionalizantes.

A feira

O evento é uma iniciativa do Governo de Alagoas, coordenada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca de Aquicultura (Seagri). De acordo com informações da organização do evento, o objetivo principal é incentivar a produção e a comercialização de pescados e frutos do mar. Nesta edição ainda acontece a venda de hortaliças de grupos apoiados pelo Programa de Arranjo Produtivo Local (PAPL), produtos da apicultura e artesanato com couro de peixe da espécie tilápia.