Concursos

Nova data da prova para oficial do TJ/AL será divulgada esta semana

A prova para o cargo de Técnico Judiciário teve ainda um incidente de abertura prévia dos envelopes das provas

Por TJ/AL 27/03/2018 07h07
Nova data da prova para oficial do TJ/AL será divulgada esta semana
Tribunal de Justiça de Alagoas - Foto: Caio Loureiro/TJ

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) realizou reunião, na manhã segunda-feira (26), com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), para receber esclarecimentos da instituição acerca de incidentes ocorridos durante a aplicação das provas do concurso para servidores do TJ/AL, no domingo (25).

Para garantir a isonomia do certame e evitar prejuízos aos candidatos, a prova para o cargo de oficial de justiça foi anulada devido a um equívoco da FGV na distribuição dos cadernos; os candidatos acabaram recebendo a prova de outro cargo. O certame transcorreu normalmente quanto aos demais cargos.

O presidente do TJ/AL, Otávio Leão Praxedes, cobrou que as medidas cabíveis para contornar o problema sejam tomadas com celeridade, mas reiterou seu respeito pela FGV e ressaltou que a Fundação é reconhecida nacionalmente por sua seriedade. 

Na ocasião, a FGV, representada pela coordenadora Karin Merz, assumiu a responsabilidade pelos incidentes e se comprometeu a iniciar os procedimentos para ressarcimento dos candidatos que comprovarem gastos com passagem e hospedagem para comparecer ao exame. A organizadora também garantiu que a nova prova será realizada o mais breve possível.

O juiz Ygor Figueirêdo, presidente da Comissão do Concurso, explicou que o certame foi realizado para 42.762 pessoas, mas o problema diz respeito apenas aos 3.711 candidatos para o cargo de oficial de Justiça.

“Nós remarcaremos a prova, em data a ser definida ainda esta semana. Só estamos estudando quais outros concursos estão acontecendo nos demais estados, a fim de não coincidir datas”, informou Ygor Figueirêdo.

 

Cargo de técnico

Com relação à prova para o cargo de técnico judiciário, Figueirêdo reconheceu a ocorrência de um incidente em uma única sala na Universidade Tiradentes (Unit). Os candidatos questionaram uma abertura em um dos envelopes das provas.

“A prova estava realmente com essa abertura, mas a lona onde vem a prova, a lona principal, veio com o lacre e ele estava inviolado, conforme verificado pelos próprios candidatos. Não tem risco algum de essa lona ter sido rompida. Nós entendemos que isso não tinha o condão de macular o concurso, porque era impossível que alguém tivesse tirado a prova dali de dentro. Explicamos aos candidatos o que tinha ocorrido, demos a eles o tempo adicional, e a prova transcorreu normalmente”, esclareceu o presidente da Comissão.

Quanto a isso, a FGV assegurou que tem um rígido controle do sigilo da prova, e que o dano ao envelope deve ter sido causado durante o transporte.