Sertão

COPES completa quatro anos de existência no Sertão de Alagoas

Por PM/AL e 7Segundos 21/03/2018 19h07
COPES completa quatro anos de existência no Sertão de Alagoas
Copes - Foto: Divulgação

A Companhia de Operações Policiais Especiais do Sertão (COPES/ Caatinga), completou nesta terça-feira (20), quatro anos de existência. A polícia especializada é considerada a menina dos olhos da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Alagoas (SSP/AL).

Fundada em Piranhas, a COPES formou 25 policiais em especialização da Caatinga. Os militares passaram por diversos cursos, entre eles o da CIOSAC de Pernambuco, que é uma das polícias mais respeitada no Nordeste Brasileiro. Outros policiais participaram de cursos e treinamentos necessários para integrar a Polícia de Caatinga. Dentre as instruções, os policiais passaram por patrulhamento rural, rastro e orientação na caatinga, além de passo aferido e bússola na caatinga.

Na época, também foi oferecido um estágio de Operações Policiais Especiais na Caatinga, que foi coordenado pelo coronel Eduardo Lucena e o Major Winston Santana. Os policiais passaram por aulas teóricas e práticas, os policiais aprimoraram as técnicas e táticas no relevo da caatinga. As instruções aconteceram nos municípios de Piranhas e Olho D’água do Casado e em outros estados.

Atualmente a COPES está lotada em Batalha, a motivação é pela violência que foi registrada no final de 2017, onde dois vereadores foram assassinados. Ainda não se sabe quando os policiais voltarão a sede de origem, que é a cidade de Piranhas.