Brasil

Presos passam a noite acorrentados do lado de fora de delegacia

Por G1 21/03/2018 10h10
Presos passam a noite acorrentados do lado de fora de delegacia
Presos passam a noite acorrentados do lado de fora de delegacia - Foto: Paulo Ledur/RBS TV

Pelo menos oito presos passaram a noite acorrentados ao lado de uma delegacia em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (21).

Os presos eram custodiados por quatro policiais militares na Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA). Dois dos policiais são de Novo Hamburgo, e outros dois de Sapiranga, ambas cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Uma corrente foi improvisada do lado de fora da delegacia, onde os presos foram algemados.

Presos acorrentados do lado de fora de delegacias é uma situação que se repete na região por conta da falta de vagas no sistema penitenciário. Já foram registrados episódios em que presos foram algemados em corrimãos e até em lixeiras em frente a delegacias.

De acordo com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) até noite de terça-feira (20) não haviam presos aguardando por mais de 24 horas por uma vaga no sistema penitenciário.

Em relação ao uso de uma corrente para custodiar os presos, a Susepe diz que não pode responder pela forma como os presos são mantidos nas delegacias, uma vez que se trata de uma decisão da autoridade policial.

A superintendência diz ainda que trabalha diuturnamente na busca de vagas. Ao final da terça-terça-feira foram encaminhados 65 apenados para os estabelecimentos prisionais.