Comunidade

[Vídeo] Moradores do Sitio Poção sofrem com desabastecimento de água

Por 7Segundos 20/03/2018 14h02
[Vídeo] Moradores do Sitio Poção sofrem com desabastecimento de água
Moradores do Sitio Poção sofrem com a dura realidade da falta de água - Foto: Josival Meneses/ 7Segundos

O problema da falta de água no Agreste alagoano segue afetando a vida dos moradores, inclusive, a parte financeira. Além de terem que gastar comprando garrafas, galões e até caminhões-pipa para abastecer as residências, eles continuam recebendo as contas todos os meses. 

No Sitio Poção, distante alguns minutos do Centro de Arapiraca, a falta de água é visível. Nas portas das casas, cisternas e baldes identificam que ali a água deixou de passar nas torneiras há muito tempo.

José Cirilo nasceu e cresceu no sitio. De acordo com ele, há mais de 70 anos o local sofre com a falta de abastecimento, mas o problema ficou ainda pior, porque nos oito últimos meses não vê água nas torneiras de casa.

“Água aqui só se comprar e pagando um valor bem mais caro. Há oito meses que não vejo água encanada e mesmo assim a conta chegava mensalmente. Hoje não chega por que mandei cortar. Não sei mais o que precisamos fazer para mudar esse quadro”, desabafa o morador. Ainda segundo José Cirilo, ele esteve várias vezes na Casal, em Arapiraca, para reclamar da falta de água. "A Casal promete e nada de melhorias", disse ele.

 

“A última vez que fui eles mandaram um caminhão pipa para mais de 10 casas, mas o caminhão nem cheio veio. Tem gente aqui que precisa comprar água e compra um balde por 40 reais. Hoje, sou dependente do carro-pipa, tenho que pagar 100 reais por cada carrada, que vem de um local depois de Limoeiro de Anadia. As vezes tenho que comprar fiado”, lamenta Cirilo.

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informou que o abastecimento do Sítio Poção faz parte de um rodízio, que recebe água a cada dez dias. Segundo o gerente da Unidade de Negócio Agreste, Tácito Marques, a parte alta da área é a única que tem dificuldade em abastecer, mas as demandas são supridas com um caminhão pipa, que atende exclusivamente os clientes que estão em dia com a conta.

Conforme a Casal, a conta de água, no valor mínimo de R$ 44, sempre vai chegar, por causa da ligação e da matrícula na Companhia.