Tecnologia

Carro autônomo da Uber atropela e mata mulher nos EUA

Por G1 20/03/2018 07h07
Carro autônomo da Uber atropela e mata mulher nos EUA
Uber compra US$ 1 bilhão em carros que vão dirigir sem motorista - Foto: Reprodução

Uma mulher morreu depois de ser atropelada por um carro autônomo da Uber no Arizona, Estados Unidos, segundo afirmou a polícia local.

A empresa imediatamente suspendeu todos os testes com a tecnologia nos EUA e no Canadá, informou a agência Reuters.

O acidente ocorreu na noite de domingo para segunda-feira (19) em Tempe, perto de Phoenix, e envolveu um veículo da Uber, um Volvo XC90, em modo autônomo.

A polícia identificou a vítima como Elaine Herzberg, de 49 anos, que morreu depois de ser levada ao hospital.

As autoridades também estimaram que o Volvo estava a 64 km/h em uma zona onde o limite de velocidade era de 56 km/h, e que não há evidência de que o carro tentou frear antes da colisão. O veículo não levava passageiros, mas havia um motorista, que não tentou evitar o acidente, e também não tinha qualquer limitação física ou mental.

Por lei, os testes com carros sem motorista são feitos com um "operador" humano atrás do volante, para retomar o controle em caso de necessidade. Nenhum veículo 100% autônomo está à venda.

Em junho de 2016, o dono de um Tesla, que possui uma função que faz o carro andar sozinho em algumas condições de estrada, o que é chamado de "semiautônomo", morreu após colidir com um caminhão.

A diferença é que os carros da Tesla só rodam de forma autônoma em determinadas condições. Na maior parte delas, o motorista fica no controle. No caso do veículo da Uber, o modelo roda sempre de forma autônoma, e o motorista só age em casos de emergência.

A polícia local afirmou que a mulher estava fora da faixa de pedestres quando foi atingida pelo veículo. Ela foi levada ao hospital, mas morreu por causa dos ferimentos.

Uma imagem divulgada pela rede ABC mostra uma bicicleta amassada ao lado do carro da Uber.

Um porta-voz da Uber expressou pesar pelo acidente e afirmou que a empresa está cooperando com as autoridades na investigação.

A autoridade de trânsito americana, NHTSA, disse que está investigando o caso.