Saúde

Família busca respostas após morte não esclarecida de criança no Sertão

Por 7Segundos com Sertão em Foco 14/03/2018 11h11
Família busca respostas após morte não esclarecida de criança no Sertão
Família busca respostas sobre morte de criança santanense - Foto: Divulgação / Internet

A morte de uma criança chocou a cidade de Santana do Ipanema. No último sábado (10), Luana Viana, de apenas seis anos, veio a falecer sem diagnóstico definido. A criança sentia fortes dores abdominais e as crises tinham começaram no domingo (04), quando os pais, Edson e Luciana teriam levado a menina para o Hospital Doutor Clofolfo Rodrigues de Melo.

Ao chegar a unidade hospitalar, a criança não foi atendida imediatamente. Um pediatra pediu para ser realizado exame de urina, de sangue e raio-x. No hospital, somente às 18h, constataram que a criança estava com infecção urinária.

Medicamentos foram passados para amenizar a dor e a criança voltou para casa. Uma semana depois, na sexta-feira (09), Luana vomitou sangue e sentiu dores ainda mais fortes. Novamente foi levada ao hospital pela mãe.

A criança teria sido atendida por uma pediatra que encaminhou Luana para receber soro. No sábado (10) , com o agravamento  da saúde da criança, ela foi encaminhada para  Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em seguida foi feito um raio-x e encaminhada novamente para o leito. Após receber medicação, ela continuou internada.

O pai da criança procurou o cirurgião, que após exame, decidiu pelo encaminhamento da menina para o Hospital Geral do Estado, na capital. 

Na chegada a Maceió, ela não resistiu e veio a óbito ainda dentro da ambulância, antes mesmo de dar entrada na unidade de saúde. O motorista teria retirado a criança nos braços e levado as pressas para o hospital, porém ela teria dado entrada já sem vida.

O 7Segundos entrou em contato com o Hospital Geral do Estado, Professor Osvaldo Brandão Vilela (HGE) que confirmou que Luana chegou à unidade de sapude no sábado (10), às 7h28, já em óbito. Consta em sua ficha que ela deu entrada como caso clinico.

Não conseguimos contato com o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), para tentar mais detalhes sobre a causa da morte da criança.

Tentamos contato com o Hospital Dr. Clofolfo Rodrigues de Melo, sem sucesso.