Tecnologia

Caminhões autônomos da Uber começam a fazer transporte comercial de carga

Por Olhar Digital 07/03/2018 10h10
Caminhões autônomos da Uber começam a fazer transporte comercial de carga
Caminhão da Uber - Foto: Reprodução

A Uber começou a usar comercialmente sua frota de caminhões autônomos, informou nesta terça-feira, 6, o Techcrunch. A empresa está aproveitando a tecnologia dentro do Uber Freight, um serviço de transporte de carga por aplicativo.

O Uber Freight funciona basicamente como o Uber "normal", só que em apenas algumas regiões dos Estados Unidos. O serviço permite que uma empresa contrate um caminhoneiro pelo celular para transportar uma carga de um ponto a outro.

Os caminhões autônomos da Uber vêm sendo testados há alguns meses, e agora fazem parte do esquema de distribuição de carga do Uber Freight. No entanto, nem todas as entregas são feitas com esses veículos inteligentes.

Segundo a Uber, a participação dos caminhões autônomos funciona da seguinte maneira: um caminhoneiro humano, contratado pelo app, pega a carga com a empresa contratante, depois leva essa carga até um centro de distribuição da própria Uber.

Lá, a carga é colocada em um caminhão autônomo que vai percorrer a maior parte do trajeto contratado pelo cliente. Antes de chegar ao destino, a carga é passada novamente a um motorista humano, que finaliza a entrega.

As empresas que contratarem o Uber Freight não saberão se suas encomendas estão sendo transportadas por motoristas humanos ou por um caminhão autônomo. Afinal de contas, tecnicamente, essa tecnologia ainda está em fase de testes.

Até mesmo por isso, os caminhões não vão circular totalmente sozinhos. Um motorista de emergência estará na cabine do veículo pronto para tomar o controle da direção caso seja necessário em algum ponto da viagem.

Por enquanto, os caminhões autônomos da Uber serão usados apenas em viagens dentro do estado do Arizona. Vale lembrar que, desde 2016, carros autônomos da empresa também são usados em algumas viagens de clientes comuns nos EUA.