Eleições

Mudança de zona eleitoral gera dúvida entre eleitores de Inhapi

TRE orienta eleitores a irem no cartório eleitoral da cidade

Por 7Segundos, com Correio Notícia 01/03/2018 10h10
Mudança de zona eleitoral gera dúvida entre eleitores de Inhapi
TER orienta que eleitores tirem dúvidas no cartório - Foto: Divulgação / Internet

Uma mudança de Zona Eleitoral ocorrida no ano de 2017 tem causado dúvidas aos eleitores de Inhapi. Isso por que no ano passado a cidade deixou de pertencer à 27ª zona, com sede em Mata Grande, e passou a integrar a 39ª, com sede em Água Branca.

Os eleitores perceberam que desde a mudança há uma diferença entre a seção que aparece no endereço eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) e a que consta no documento impresso.

Com eleições previstas para outubro desse ano, a assessoria de comunicação do órgão jurídico orienta que os eleitores que tiverem dúvidas quanto ao local de votação devem procurar o cartório eleitoral de suas respectivas cidades.

Em outubro do ano passado, o juiz eleitoral Filipe Ferreira Munguba assinou uma portaria determinando que todos os 12.219 eleitores de Inhapi solicitassem a emissão de um novo título, justamente em virtude da mudança de Zona Eleitoral – o que também alterou a seção de alguns eleitores.

Porém, ao tomar conhecimento da portaria, o TRE/AL desautorizou a medida, elaborando uma nova portaria para explicar melhor a situação. Em novembro do ano passado, o TRE negou os eleitores precisem de novo título, restringindo a exigência apenas para eleitores que tenham alguma pendência com a Justiça Eleitoral.

Apesar da mudança de zona eleitoral, os documentos atuais continuam válidos.