Cidadania

Ressocialização estimula o desenvolvimento infantil no sistema prisional

Por Agência Alagoas e 7Segundos 23/02/2018 17h05
Ressocialização estimula o desenvolvimento infantil no sistema prisional
Seris Infância I - Foto: Assessoria

Disponibilizar espaços diferenciados para as crianças que visitam o sistema prisional. Essa é a proposta do projeto ‘Criança é Criança em Qualquer Lugar’, desenvolvido pelo setor de Reintegração Social da Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris). Com brincadeiras e atividades lúdicas, a iniciativa abordará as relações familiares, além de estimular as habilidades sociais e comportamentos que promovem a autoestima.

Os trabalhos terão início no domingo (25), no Núcleo Ressocializador da Capital (NRC), sob a coordenação da equipe multidisciplinar da Reintegração, composta por psicólogas e assistentes sociais, com a colaboração de estagiários do setor. Na ocasião, as crianças terão um espaço exclusivo, separado dos adultos, para participar das atividades. Os encontros serão permanentes, sempre no último domingo de cada mês.

A chefe de Reintegração Social e Acompanhamento de Alternativas Penais, agente penitenciária Shirley Araújo, explica que os benefícios da iniciativa serão sentidos a longo prazo. Ela destaca o fortalecimento dos vínculos familiares, além de orientar as mães e familiares sobre questões relacionadas à primeira infância.

“É necessário ter um olhar diferenciado. Queremos criar espaços onde as crianças possam se expressar. Fomentando brincadeiras no cotidiano infantil, estimulamos o desenvolvimento psicossocial dos menores de forma saudável, mesmo em um espaço hostil. Além disso, observamos como as crianças enfrentam conflitos e dificuldades do cotidiano para trabalhar com suas habilidades sociais”, finaliza Araújo.