Política

Célia defende fortalecimento da agricultura familiar em Alagoas

Por Assessoria 21/02/2018 16h04
Célia defende fortalecimento da agricultura familiar em Alagoas
Célia defende fortalecimento da agricultura familiar em Alagoas
Em entrevista ao programa Minha Alagoas, a presidente estadual do Partido Trabalhista Cristão (PTC) em Alagoas, Célia Rocha, destacou a agricultura como uma das principais áreas de investimento no Estado.
 
No início da entrevista, Célia citou sua paixão pela agricultura familiar e enalteceu as conquistas dos produtores da zona rural durante seus mandatos como prefeita.
 
“É um tema apaixonante. Nos primeiros mandatos, tivemos uma visão mais diferenciada para a zona rural. E no último foram várias conquistas, inclusive a entrega de 50 casas para os agricultores, através do programa de habitação rural”, colocou.
 
Máquinas Agrícolas
 
“A maior conquista para esses agricultores foram os equipamentos que conseguimos para arar a terra, cuidar das estradas, limpar barragens, além dos carros-pipa, caminhões e vários carros que deram apoio ao agricultor. Deixamos uma estrutura fantástica. Espero que esteja sendo muito bem utilizado”.
 
PAA Alagoas
 
“Um programa que já existia, mas que o governador Renan Filho fortaleceu com a compra desses produtos para as escolas da rede estadual. Foi um recurso da educação, através do nosso secretário Luciano Barbosa. Temos também que agradecer ao senador Collor, que tem buscado recursos para a secretaria de agricultura. O governo tem feito muita coisa, principalmente não deixando o produtor sofrer por causa de alguns atrasos dos repasses do Governo Federal”.
 
Irrigação
 
“Tenho certeza que é uma questão que preocupa o governador. O canal do sertão vai ser fantástico quando chegar à Arapiraca, que é a maior área de irrigação. Mas os 120 quilômetros já prontos da obra ainda não estão beneficiando muito bem quem mora por ali. O projeto é muito lindo, mas precisa acontecer rapidamente, para que essa população seja mais contemplada com água para produção e até para consumo próprio”.
 
Capacitação
 
“A tecnologia está mudando, agregando valor a isso tudo. E a extensão rural é um dos temas mais importantes para agricultura. Por isso a assistência técnica é fundamental”.
 
Cisternas
 
“A proposta é universalizar a água no semiárido. Por isso estive com o Ministro Osmar Terra e o Senador Fernando Collor, que conseguiu milhões de reais para a construção de novas cisternas. Isso agrega à produção de fruticultura, hortaliças e criação de animais. E para que no futuro, numa época de estiagem, o agricultor não tenha mais dificuldade com a água”.
Tags: