Educação

[Vídeo] "Poder público esqueceu da educação dos nosso jovens do bairro Planalto", diz morador

Moradores reclamam do abandono da "Arapiraquinhas"

Por 7Segundos 19/02/2018 11h11
[Vídeo] 'Poder público esqueceu da educação dos nosso jovens do bairro Planalto', diz morador
Falta acervo? Não, portas fechadas. - Foto: Josival Meneses/ 7Segundos

A função principal de qualquer biblioteca é ser fonte de conhecimento e de boas leituras. Desenvolver a criatividade e estimular a imaginação da criançada e ser fonte de um universo de sonhos e magia para o mundo real. Mas uma biblioteca situada no bairro Planalto, em Arapiraca, a situação é totalmente diferente. Falta acervo? Não, as portas estão sempre fechadas.

O 7Segundos foi até o local atendendo ao apelo de moradores e trabalhadores que acompanham a situação das crianças daquele bairro. Um local para ocupar as horas vagas das crianças e adolescentes, em situação de total deserto. De acordo com os moradores, a biblioteca só abre quando uma escola solicita a esecução alguma atividade, o que é raro.

A praça onde fica a 'Arapiraquinha' está deserta. Os bancos que faziam a composição da praça estão todos quebrados e o espaço de passeio maltratado pelo tempo e descuido. Segundo Cicero Magalhães, mototaxista que faz ponto nesta praça, a noite não tem iluminação. Por conta do abandono, o lixo toma conta dos cantos da praça. Onde deveria ter uma rampa de acessibilidade, só buracos. Os toldos, usados como cobertura para a estrutura da praça, também estão danificados.( veja galeria de foto)

Além de todos esses fatores, nos fundos da biblioteca mais parece um ferro velho. Moradores reclamam do acumulo e do mau cheiro.

“Muitos bandidos utilizam essa praça escura e cheia de carro velho para praticar assalto e usar droga, não podemos sair à noite e nem passar por essa praça, é assalto na certa. Poder público esqueceu da educação dos nossos jovens do Planalto”, diz um morador que preferiu não se identificar.

Histórico das Arapiraquinhas
A primeira biblioteca foi inaugurada no ano de 2010, na gestão do ex-prefeito, Luciano Barbosa (PMDB) com o projeto das bibliotecas públicas digitais de bairros, carinhosamente denominadas de “Arapiraquinhas”.

A segunda “Arapiraquinha” foi inaugurada em agosto de 2011, no bairro Novo Horizonte. As demais foram implantadas em outros bairros, a exemplo da Arapiraquinha Professora Neuza Gomes da Silva Nascimento Praça Antônio Oliveira da Silva, s/n Jardim Esperança, Arapiraquinha Professor Erasmo Soares de Araújo Praça Walfrido Oliveira Lima, s/n Primavera.

Arapiraquinha Professor Miguel Valeriano, Praça Antônio Barbosa Rua, José Aranda, s/n, Novo Horizonte Arapiraquinha Claudenice de Oliveira Pimental, Praça Antônio Juvino da Silva, s/n Canaã. Arapiraquinha Professor Aluizio Gomes Barbosa Rua Salvelina Leite, s/n Planalto. Arapiraquinha Profª Maria Magdalena Filha, Praça Higino Vital Barbosa, s/n Canafístula. As Arapiraquinhas foram construídas com recursos próprios do município.

Acervo
Cada biblioteca digital de bairro passou a contar com um acervo com três mil títulos, incluindo livros contendo a história de Arapiraca, bem como periódicos, acervos em braile para leitura de pessoas portadoras de deficiência visual, além de salas de acesso à internet com nove computadores em cada uma delas contendo CDs, DVDs, mapas, jogos e bebeteca para abrigar recém-nascidos, a partir de seis meses de vida.

O 7Segundos tentou com a Prefeitura da cidade para tratar do assunto e a assessoria ficou de nos enviar um posicionamento, mas não retornou contato até a publicação desta matéia.