Comportamento

Amor livre e muita pegação dão o tom do sábado de Carnaval em São Paulo

Por Uol e 7Segundos 11/02/2018 08h08
Amor livre e muita pegação dão o tom do sábado de Carnaval em São Paulo
Carnaval - Foto: Divulgação

Os foliões paulistanos ocuparam com blocos os principais pontos de São Paulo neste sábado (10) de Carnaval. Tarado Ni Você, Agrada Gregos, Minhoqueens e Ritaleena atraíram milhares de pessoas. Já o "I Have a Bad Felling About This", em homenagem à franquia "Star Wars", atraiu menos de cem pessoas. Por outro lado, o Largo da Batata, em Pinheiros, que não teve nenhum evento oficial, ficou lotado de foliões durante todo o dia.

O público LGBT foi muito bem representado nos blocos Minhoqueens, na República, e Agrada Gregos, no Obelisco do Ibirapuera, atraindo cada um cerca de 100 mil foliões. Em ambos, a pegação bombou.

A Gretchen foi o grande destaque do Agrada Gregos, que desfilou com a promessa de ser o maior bloco LGBT de São Paulo. Neste ano, os organizadores mudaram de lugar, deixando a 13 de Maio, no Bexiga, para o Ibirapuera com o objetivo de dar mais infraestrutura e segurança para os foliões.

Já o Minhoqueens manteve a tradição e ofereceu ao público boa música, diversão e, claro, pegação. Durante as quatro horas do bloco, casais se formaram, acabaram e novos se fizeram. Os foliões, no entanto, destacaram que a pegação não era sinônimo de assédio. "Existe pegação e paquera, claro. Mas os caras têm que entender que não é à base da força", disse a jornalista Marcela.

A diversão também foi garantida no Tarado Ni Você, no Centro de São Paulo, famoso pela qualidade musical dos integrantes da banda. As músicas de Caetano Veloso serviram de inspiração para as fantasias dos músicos, como leõezinhos, odaras e vacas profanas.

No bairro do Ipiranga, na zona sul da capital, o bloco Ritaleena reuniu uma multidão de cerca de 10 mil ovelhas negras e ervas venenosas em homenagem à rainha do rock brasileiro. O bloco saiu da Praça do Monumento às 15h e percorreu as ruas do bairro ao som dos sucessos da cantora. Nem a chuva que caiu desanimou o cortejo que terminou perto das 19h.

O fiasco ficou mesmo por conta do bloco nerd "I Have a Bad Felling About This" ("Eu tenho um mau pressentimento sobre isso", na tradução livre) que é uma frase repetida a exaustão pelos personagens da franquia "Star Wars". Então, parece que o pressentimento se tornou realidade, já que pouquíssimos foliões compareceram para o bloco, que se dispersou rapidamente poucas horas depois de começar.