Religião

“Viva Nossa Senhora, que veio de Bom Conselho ”, assim os fiéis recebiam Manoel André

Serão mais de 200 cavaleiros acompanhando o trajeto

Por 7Segundos, com assessoria 31/01/2018 10h10
“Viva Nossa Senhora, que veio de Bom Conselho ”, assim os fiéis recebiam Manoel André
Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho - Foto: Josival Meneses/ 7Segundos

A décima sexta edição da Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho começa hoje, quarta-feira (31), com a celebração da Santa Missa na capela do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, na cidade de Bom Conselho-PE.

Logo após a missa, os cavaleiros refazem o caminho que Manoel André, o fundador de Arapiraca, realizou há mais de 100 anos, quando foi buscar, à cavalo, a imagem de Nossa Senhora da Guia que havia encomendado a um escultor de Bom Conselho.

O evento que une tradição, religiosidade e turismo regional, em meio a homens, mulheres e crianças, pretende reunir cerca de 200 cavaleiros e amazonas e de 500 a 700 pessoas acompanhando todo percurso.

A cavalgada possui uma estrutura adequada, com profissionais especializados para lidar com os animais. O acompanhamento de veterinários credenciados, tratadores, carros para transporte animal, carros-pipa, alimentação a base de feno e ração, farmácia veterinária e uma parada a cada 15 km para descanso dos animais, dos cavaleiros e amazonas.

Por todo o trajeto, os participantes conhecem as tradições culturais e religiosas de cada localidade. Grupos artísticos culturais como Guerreiro, Maracatu, Quilombolas, Pastoril, Bumba-Meu-Boi, Taiera, Violeiros, Repentistas e trios de Zabumbas acolhem os cavaleiro e amazonas mostrando suas culturas e religiosidade.

Ao retornar para Arapiraca, Manoel André foi recebido em clima de grande festa por uma banda de pífano e fogos de artificio, que anunciavam a chegada de Nossa Senhora. As pessoas gritavam: “Viva Nossa Senhora, que veio de Bom Conselho! ”.

A cavalgada chega em Arapiraca na sexta-feira, 02 de fevereiro, dia da padroeira, onde a imagem da santa, trazida por cavaleiros, é recebida com muita alegria pelos fiéis.