Saúde

Morte de jovem garçom arapiraquense acende alerta para o diabetes

Doença pode matar de forma silenciosa

Por 7segundos com Bem Paraná 29/01/2018 11h11
Morte de jovem garçom arapiraquense acende alerta para o diabetes
Jovem arapiraquense falece por diabetes assintomática - Foto: Reprodução

A morte de um jovem de forma inesperada trouxe muita tristeza aos seus próximos na manhã desta segunda (29). Alex Ferreira, que trabalhava como garçom em Arapiraca, foi vítima da Diabetes Assintomática.

Na última sexta (26), Alex foi surpreendido com um mal-estar inesperado e foi internado no Hospital Regional de Arapiraca, não tendo melhora até esta segunda-feira (29), quando faleceu.

Informações sobre o quadro de saúde do jovem alegam que a taxa de glicose da vítima estava muito alta, e que não havia sintomas que identificassem o perigo.

A doença diabetes tem origem múltipla decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue.

Quando diagnosticada no início, os prejuízos à saúde podem ser evitados com o tratamento adequado. O problema é que, em alguns casos, ela não causa nenhum sintoma, ou seja, a pessoa pode ter diabetes por anos sem saber.

De acordo com especialistas, a ausência de sintomas na paciente diabética pode acontecer por causa da instalação lenta e da adaptação da paciente ao excesso de açúcar no sangue.  Por isso, ela pode ter as complicações da diabetes como primeiro sintoma. Afinal, sem saber que sofre da doença, não terá os cuidados necessários com a alimentação e não fará a prevenção das complicações.

Pré-diabetes x Diabetes assintomática

Diabetes assintomática não é o mesmo que pré-diabetes. No primeiro caso, a pessoa já sofre de fato com a doença, mas não tem nenhum sintoma. Já o pré-diabetes mostra um risco aumentado de desenvolver diabetes somente visto pelos exames de sangue. Essa alteração significa um alerta a paciente para mudar seus hábitos e se prevenir, fazendo com que o risco de ficar diabética diminua nos próximos anos.

No caso de pré-diabetes, se o paciente não for diagnosticado e não for cuidadoso, há uma enorme chance de desenvolver diabetes nos próximos anos. A atenção deve ser redobrada principalmente quando a mulher está acima do peso, tem histórico familiar de diabetes ou teve a doença na gravidez.

Alex Ferreira está sendo velado no Memorial Luz da Vida, na Rua Expedicionário Brasileiro, no bairro Eldorado, em Arapiraca.