Religião

Lavagem do Bonfim unirá cultura e fé em bairro quilombola de Penedo

Milhares de pessoas estão sendo esperadas no evento

Por 7Segundos, com AquiAcontece 26/01/2018 10h10
Lavagem do Bonfim unirá cultura e fé em bairro quilombola de Penedo
Lavagem Calçada- Penedo

O ritual da Lavagem do Bonfim, em Penedo, acontece neste domingo, 28 de janeiro, com uma programação que reúne várias atividades culturais no bairro quilombola conhecido como Oiteiro. O objetivo da festa é destacar a fé dos moradores das comunidade e a alegria dos foliões.

Em sua 2° edição, vem se tornando tradição entre os adeptos do sincretismo religioso. O evento começará as 13 horas com apresentações culturais e em seguida, adeptos do candomblé desfilarão pelas ruas enladeiradas do bairro para com flores e água perfumada pedir proteção e bênçãos para toda a comunidade.

Após o término da lavagem da calçada da Igreja de Senhor do Bonfim e do forte onde está erguida a imagem do padroeiro do bairro e grande homenageado, a festa seguirá com muito frevo e alegria até o anoitecer.

Segundo a organização do evento, não será permitida a presença de paredões de som no circuito da folia para não descaracterizar a festa que tem o principal objetivo de resgatar tradições populares e manter viva a história dos quilombolas que habitaram e/ou ainda vivem no bairro.