Baixo São Francisco

Nata dos Músicos Penedenses abre prévias do carnaval no Baixo São Francisco

Orquestras de frevo e bonecos gigantes são marcas da folia em Penedo

Por Fernando Vinícius/7 Segundos 21/01/2018 10h10
Nata dos Músicos Penedenses abre prévias do carnaval no Baixo São Francisco
Nata dos Músicos Penedenses abre prévias do carnaval em Penedo - Foto: Carlos Barboza/Facebook

As prévias carnavalescas em Penedo, cidade polo do Baixo São Francisco alagoano, começam neste domingo (21).

O primeiro bloco a tomar conta das ruas da cidade histórica é justamente dos que irão trabalhar – e se divertir também – muito até a próxima Quarta-Feira de Cinzas: os músicos.

Formados por profissionais do sopro e da percurssão, a autodenominda Nata dos Músicos Penedenses concentra-se na Praça São Judas Tadeus na manhã de hoje e segue com a frevo até o final do dia.

Além da orquestra com os melhores do ritmo, bonecos gigantes e muita animação estão na abertura das prévias carnavalescas em Penedo.

Na próxima quinta-feira (25), o bloco O Molinho abre a folia que antecede o período de Momo na cidade ribeirinha. O Molinho tem base no bairro Nossa Senhora de Fátima, popular Coréia, onde a concentração do desfile que também usa paredão de som acontece ao lado da Escola Rotary, a partir das 18 horas.

No dia seguinte, a Boneca Raquel completará 58 carnavais. A mais antiga boneca gigante de Penedo é a atração principal do bloco Vassourinhas, que deixa a Praça Santa Cruz na noite de sexta-feira (26), só com orquestras de frevo e muita animação.

Ovo da Madrugada promete arrastas, e novo, milhares de pessoas em Penedo

No sábado (27), o Ovo da Madrugada comemora 10 anos de fundação, com orquestras de frevo, dezenas de bonecos gigantes e milhares de foliões nas ruas do Centro Histórico.

A organização do bloco promete novidades para 2018, mantendo a saída da Praça Jácome Calheiros (praça do Coreto) e percurso em direção à orla, voltando ao ponto de partida, sempre pelo dia, começando às 9 horas.

No domingo (28), a festa continua em Penedo, agora no bairro Senhor do Bonfim, comunidade remanescente quilombola que resgata suas origens com rituais afros na Lavagem do Bonfim, festa e tradição unidas no evento que começa ainda no horário matutino.