Curiosidades

[Vídeo] Tubarão é capturado em alto mar de praia situada no litoral sul de Alagoas

7Segundos revela o que é feito com peças retiradas do peixe

Por Fernando Vinícius/7Segundos 16/01/2018 15h03
[Vídeo] Tubarão é capturado em alto mar de praia situada no litoral sul de Alagoas
Tubarão-tigre capturado no Pontal do Peba - Foto: Whatsapp

Imagens publicadas nesta terça-feira (16) em grupos de Whatsapp davam conta da captura de mais um tubarão no Pontal do Peba, praia localizada no Litoral Sul de Alagoas bastante frequentada por pessoas que residem nas regiões Agreste e Baixo São Francisco.

A redação do 7Segundos manteve contatos com fontes seguras, comprovou a veracidade da informação e apurou a razão para a captura do peixe que o cinema e a tv apresentam como o pior assassino dos mares.

Antes de tudo, a captura de tubarões no Pontal do Peba ocorre em alto-mar, sem registros da presença de tubarões na beira-mar, como ocorre em praias da área urbana do Recife-PE.

A pesca é feita com uso de espinhel, técnica criada por japoneses que consiste, basicamente, no uso de uma espécie de corda, forte e comprida, onde são colocados anzóis e iscas para peixes de grande porte. E foi graças a este método que o pescador conhecido como Teinho fisgou um tubarão ‘tigre’ de cerca de 2,5 metros e aproximadamente 150 quilos.

A carne do tubarão é comercializada para bares e restaurantes de Sergipe, ao preço médio de cinco reais por quilo. Segundo donos de peixarias situadas no Peba, nossos vizinhos consideram a carne de tubarão e de arraia como iguarias.

Além dos sergipanos, os chineses também são atraídos pelo peixe, especificamente por suas barbatanas. Retiradas do corpo, as peças são colocadas para secar, ao sol, o mesmo processo de desidratação feito com outras espécies de peixe e de outros animais.

Em boa quantidade, as barbatanas são compradas por asiáticos para o preparo de pratos típicos, sendo o custo da matéria-prima não revelado ao portal.

Além da parte comercial que colabora para o sustento de famílias residentes no Pontal do Peba, a pesca do tubarão - e outros pescados - é partilhada entres os tripulantes da embarcação utilizada no trabalho.

Vale destacar que a arcada dentária do tubarão é retirada como símbolo do trabalho, com descarte das vísceras do animal.