Artes

Professor e artista alagoano tem conto publicado em revista francesa

Obra de Nilton Resende já tem tradução em espanhol

Por 7Segundos com Uneal 08/01/2018 15h03
Professor e artista alagoano tem conto publicado em revista francesa
Nilton Resende tem conto traduzido para revista francesa - Foto: Divulgação

Nilton Resende é alagoano, ator, agitador cultural e professor adjunto de Literatura do Campus Zumbi dos Palmares (União dos Palmares) da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). O talento do artista e autor literário alcança mais um importante espaço na literatura mundial, com a publicação de obra de sua autoria em revista publicada na Europa.

De acordo com divulgação feita pela Uneal, o conto de Nillton Resende que abre o livro Diabolô (2011), uma narrativa sobre a perversidade de um garotinho na relação com seu avô, foi traduzido por Stéphane Chao e publicado na revista eletrônica D-Fiction nesta segunda-feira (8), com o título “Le Repas” acompanhado por ilustrações de Arthur Buendía.

A D-Fiction é a segunda revista estrangeira a publicar "A Ceia". O conto já havia sido publicado em espanhol, na primeira edição da Machado de Assis Magazine, apresentada na Feira de Frankfurt em 2012, com tradução do uruguaio Pablo Cardellino Soto.

Lançado em 2011 pela Edufal, o livro de contos “Diabolô” foi um dos vencedores do Prêmio Lego.

Dos nove contos do livro, o próprio autor chama a atenção para o fato de o primeiro e o último texto terem crianças como seus personagens centrais: "A ceia e A fresta são o primeiro e último contos de Diabolô. Ambos têm como protagonista uma criança"

“A Fresta”, por sua vez, foi traduzido pela australiana Alison Entrekin e ?publicado na Litro Magazine, revista distribuída no metrô londrino.

Nilton Resende, orgulhoso do seu momento e da conquista pelo seu conto "A Ceia", alerta: "agora, o menino desse conto apronta das suas em francês".