Política

Deputado Luiz Dantas quebra silêncio sobre mortes em Batalha; Leia pronunciamento

Por Amanda Dantas, com ALE 20/12/2017 13h01
Deputado Luiz Dantas quebra silêncio sobre mortes em Batalha; Leia pronunciamento
Presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Luiz Dantas - Foto: ALE/Cortesia

O presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas ALE, deputado Luiz Dantas, quebrou o silêncio e falou ontem (19) publicamente sobre os assassinatos dos vereadores Neguinho Boiadeiro e Tony Pretinho, em Batalha, ocorridos nos meses de novembro e dezembro deste ano.

Integrantes da família do deputado são apontados como autores intelectuais dos crimes em razão de uma rixa antiga entre as famílias Dantas e Boiadeiro.

Durante pronunciamento feito no Grande Expediente da sessão ordinária desta terça-feira (19), na Assembleia Legislativa, Dantas deu a seguinte declaração: “Não há mais ninguém interessado na elucidação desses fatos do que eu e minha família”, e continuou, “quem sujou as mãos de sangue e cometeu seus malfeitos que pague pelas regras estabelecidas na legislação."

Leia pronunciamento na íntegra:

“Recorro ao plenário do Poder Legislativo para externar minha posição frente aos lamentáveis acontecimentos registrados na minha querida Batalha. Há pouco mais de um mês, quando ocorreu o assassinato do vereador Neguinho Boiadeiro, adotei a posição de aguardar a conclusão das investigações.

Na avalanche de especulações de toda ordem, resolvi permanecer em silêncio. Meu sentimento se mantém no sentido de que o aparato de segurança do Estado elucide o crime e puna seus responsáveis na forma da lei. Disse ainda, naquele momento de tensão, dor e apreensão, que confio na polícia, no governo e na Justiça alagoana.

Agora, Batalha, diante de mais um assassinato, volta a conviver com a violência. O clima de medo se robustece com a morte do vereador Tony Pretinho. Quero reiterar minha confiança nas instituições e na capacidade do aparelho policial alcançar esses criminosos.

Não há mais ninguém interessado no desvendamento desses fatos criminosos do que eu e minha família. Eu sou um homem avesso à violência e defendo a prevalência da justiça e da paz. Quem sujou as mãos de sangue e cometeu seus malfeitos que pague pelas regras estabelecidas na legislação.

Batalha quer viver em paz e o caminho da pacificação, da harmonia, passa pela prisão dos autores desses assassinatos. Como disse meu filho Paulo Dantas, queremos a completa elucidação. Este é o clamor da nossa família. Continuo depositando minha confiança nas instituições locais, acreditando no destemor e na competência da força-tarefa montada pelo Estado. É preciso dar um basta a essa intranquilidade que infelicita nossa região.

O caminho da pacificação, da harmonia, passa pela prisão dos autores desses assassinatos. Como disse meu filho Paulo Dantas, queremos a completa elucidação. Este é o clamor da nossa família. Continuo depositando minha confiança nas instituições locais, acreditando no destemor e na competência da força-tarefa montada pelo Estado. É preciso dar um basta a essa intranquilidade que infelicita nossa região.”

Relembre os casos:
Adelmo Rodrigues de Melo, o Neguinho Boiadeiro, foi executado a tiros quando saía da Câmara Municipal de Batalha no fim da manhã do dia 09 de novembro de 2017. No dia do crime uma enorme confusão e clima de guerra tomou conta da cidade e um integrante da família Dantas, José Emílio, de 48 anos, foi atingido por um tiro no ombro direito, além dele, o policial civil Joaquim Lins Neto, conhecido como Pirauá e inicialmente apontado como segurança Neguinho, também foi baleado. Dias depois, o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) emitiu nota negando que Pirauá fazia a segurança do vereador assassinado.

Há cinco dias, um segundo vereador de Batalha, Tony Carlos Silva de Medeiros, 34, conhecido como Tony Pretinho, foi morto a tiros na porta de casa, aumento o clima de tensão na cidade que teve a segurança reforçada pela Secretaria de Segurança Pública.