Política

[Vídeo] Câmara de Arapiraca terá nova sede em 2018; vereadores comemoram

Por Amanda Dantas, com colaboração de Jânio Barbosa 14/12/2017 12h12
[Vídeo] Câmara de Arapiraca terá nova sede em 2018; vereadores comemoram
Nova sede deve atender necessidades reivindicadas pelos vereadores - Foto: Jânio Barbosa/7Segundos

Uma parceria entre a Prefeitura de Arapiraca e o Poder Legislativo resultou na entrega da chave da nova sede da Câmara de Vereadores do município na manhã desta quinta-feira (14). O prédio deve passar por mudanças estruturais até sua inauguração, prevista para 2018, enquanto a antiga sede deverá se tornar um Instituto Histórico.

A nova sede vai ficar perto do Poder Executivo, da Justiça Federal, do Ministério Público e de outras áreas comerciais e educacionais importantes da cidade. Essa proximidade causou satisfação à presidente da Câmara, a vereadora Graça Lisboa (PDT).

"Nós sabemos que a estrutura da Câmara [a atual] é precária, o que é natural, já que funciona lá há 80 anos. Não temos estacionamento, não temos condições de colocar os gabinetes, o administrativo também é precário... Assumimos hoje, mas a partir de 2018 já pretendemos funcionar aqui, onde nós vamos fazer a construção dos gabinetes e fazer alguns ajustes, mas com uma rápida pintura a gente já tem condições de passar todo o administrativo para cá (sic)”, informou Lisboa.

A expectativa da presidente da Câmara é que a primeira sessão de 2018 aconteça já na nova sede.

Instituto Histórico
Graça Lisboa – que além de vereadora é docente – parabenizou o prefeito Rogério Teófilo (PSDB) que também é professor, pela iniciativa de implantar, onde hoje funciona a Câmara, um Instituto Histórico. “Eu como professora também não poderia deixar de aplaudir. Porque a nossa cidade precisa ter uma história. Precisamos deixar a história de Arapiraca para os nossos sucessores e alguém tem que começar”, disse Graça.

Já o prefeito Rogério Teófilo enfatizou que a nova sede dará condições de trabalhos aos parlamentares mirins e ressaltou a importância da criação do Instituto Histórico no prédio antigo.

“Quantas decisões não aconteceram naquele casarão da política arapiraquense? Então, nosso objetivo primeiro é essa parceria de um trabalho honesto e transparente que todos os vereadores estão fazendo por Arapiraca. Na hora que você dá uma condição ideal para fazer o trabalho eles produzem mais; e segundo, o Instituto Histórico é para resgatar, contar a história pra essa juventude que está aí e o que aconteceu em Arapiraca nesses 80 anos de Câmara. Então é um sonho nosso, um sonho dos vereadores, da presidência, que além de estar aqui dando condições adequadas para os vereadores trabalharem, a gente vai poder contar a história para juventude, para o povo arapiraquense através da criação do Instituto Histórico. Isso para mim é gratificante, para mim é um sonho (sic)”, confessou Teófilo.