Educação

Jovens da zona rural são inseridos no mundo digital por iniciativa da Codevasf

Parceira com prefeitura viabiliza capacitação

Por 7 Segundos com Codevasf Alagoas 05/12/2017 19h07
Jovens da zona rural são inseridos no mundo digital por iniciativa da Codevasf
Projeto Amanhã capacita jovens da zona rural em Informática - Foto: Divulgação

Jovens do povoado Tapera do Itiúba, localizado em Porto Real do Colégio - município situado no Baixo São Francisco alagoano - foram inseridos no mundo digital pelo Projeto Amanhã, programa social da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

A partir do curso de capacitação em Noções de Informática, a Codevasf promoveu a qualificação desses jovens para que eles usem os conhecimentos na vida profissional e em atividades do dia a dia.

A capacitação em Noções de Informática foi promovida no telecentro implantado pela Codevasf na Unidade de Capacitação do Projeto Amanhã de Itiúba, na zona rural de Porto Real do Colégio.

O treinamento teve carga horária de 30 horas/aula. A ação foi fruto de parceria entre a Codevasf e a Prefeitura Municipal de Porto Real do Colégio. Além da estrutura do telecentro, a estatal informa que fez a mobilização e disponibilizou transporte dos jovens, enquanto a prefeitura cedeu o instrutor para ministrar o curso e o combustível para o transporte dos alunos.

Segundo o instrutor do curso, Julian Teixeira, os alunos tiveram acesso a conhecimentos sobre os principais pacotes de softwares de escritório. Os jovens ainda foram introduzidos à história da informática e à composição e ao funcionamento interno de um computador de mesa.

"Eles tiveram uma grande oportunidade de conhecer sobre a invenção do computador e acerca do primeiro computador construído pelo homem. Eles também conheceram sistemas operacionais, o correto manuseio da máquina e programas de planilha, edição de texto e apresentações. Muitos nunca tiveram contato com um computador e hoje tiveram essa oportunidade", descreveu.

O responsável pela Unidade de Capacitação do Projeto Amanhã de Itiúba, Carlos Alberto Santos, afirmou que a oferta de capacitações para jovens rurais pelo Projeto Amanhã supre uma carência de formação profissional.

"Esses jovens rurais não possuem recursos para sair de seu povoado e buscar se capacitar na cidade. Isso seria muito oneroso para as famílias. Então, o que acontece é que a comunidade apresenta a demanda de capacitação para nossa unidade e fazemos a mobilização desses jovens para que participem do curso", explicou.

Os participantes do treinamento são jovens na faixa etária de 15 a 21 anos que nunca tiveram acesso a um computador, como é o caso de Sheyla Santana. "Eu não conhecia um computador e muito menos os programas. Vi esse curso e pensei que ele poderia me ajudar a avançar e a arrumar um trabalho, o que é difícil em cidades do interior. A informática está em muitos lugares, como no celular, e estou aprendendo bastante agora", contou a jovem de 19 anos, moradora do povoado Tapera do Itiúba.

Alguns alunos do curso já participaram de outras capacitações do Projeto Amanha da Codevasf, como Edson Gomes Neto.

"Participo deste curso pois quero adquirir novos conhecimentos e aprender a usar o computador de modo ideal, e poder usar a tecnologia no meu trabalho e no meu lugar. Posso usar esses conhecimentos para controle do gado e da terra, por exemplo. Já fiz o curso de tratorista aqui e gostaria muito que outros jovens tivessem a oportunidade que tive de aprender e me capacitar", disse o jovem de 19 anos.

Para a coordenadora do Projeto Amanhã na Codevasf em Alagoas, Carla Pinheiro, o treinamento representa não somente uma capacitação para o mundo do trabalho, mas também uma ação de inclusão digital.

"A capacitação dá a oportunidade a esses jovens de ter acesso aos conhecimentos de informática, que estão em todo lugar e nas mais diversas atividades produtivas. É importante que esses jovens rurais tenham acesso a esse conhecimento e possam usá-lo em seu benefício profissional e pessoal. Agora acreditamos que eles estarão mais preparados para se inserir no mundo digital", afirmou.

De acordo com Carla Pinheiro, há mais de cinco anos são formadas turmas de capacitação em informática pelo Projeto Amanhã da Codevasf, e novas capacitações e outras atividades educativas já estão sendo planejadas para 2018.

"Para o próximo ano, programamos uma capacitação em Informática Avançada para que os jovens dessa turma continuem tendo oportunidade no mercado de trabalho. Também pretendemos ofertar o curso de Tratorista em mais de uma turma", adiantou.

"O Projeto Amanhã busca inserir cidadãos e jovens no mercado de trabalho por meio de ações educativas que visam a qualificação e capacitação. São oferecidos cursos ligados às áreas de apicultura, ovinocaprinocultura, piscicultura, fruticultura e agricultura familiar, além de cursos de artesanato, corte e costura, cabeleireiro e inclusão digital, entre outros, relacionados às atividades da Codevasf", explicou a coordenadora executiva do Projeto Amanhã, Maria da Conceição da Silva.

Para mais informações sobre as oportunidades de capacitações de jovens rurais por meio do Projeto Amanhã da Codevasf em Alagoas, os interessados podem entrar em contato com a coordenação do projeto pelos telefones (82) 3551-9468 e 3551-9462.