Sertão

Sete mil pessoas terão acesso a água com sistema construído no Sertão de AL

Obras do sistema de abastecimento de água no Sertão de AL foram vistoriadas.

Por 7 Segundos Arapiraca com Assessoria 21/10/2017 10h10
Sete mil pessoas terão acesso a água com sistema construído no Sertão de AL
SAA deve beneficiar 7 mil pessoas de comunidades rurais difusas de Pão de Açúcar. - Foto: Assessoria

O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Avelino Neiva, vistoriou, nea quinta-feira (19), as obras do sistema de abastecimento de água que beneficiará comunidades rurais difusas do município de Pão de Açúcar, situado no sertão de Alagoas.

O empreendimento proverá acesso a água tratada e beneficiará cerca de sete mil pessoas. Os investimentos somam R$ 8 milhões e contemplam a implantação de dois subsistemas de abastecimento.

“É muito importante a obra. Temos conhecimento dessa necessidade. Somos também do Nordeste, conhecemos o que é falta d'água, convivemos com essa necessidade”, afirmou o presidente da Codevasf na ocasião.

Avelino Neiva também conheceu a estação de tratamento de água que está sendo implantada, o ponto de captação no rio São Francisco e a rede de distribuição. Acompanharam o presidente na visita às obras o diretor da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação da Companhia, Luís Napoleão Casado; o diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura, Marco Aurélio Ayres Diniz, e o superintendente regional da empresa no estado, Antônio Nélson de Azevedo, além dos assessores Elton Silva Cruz, Athadeu Ferreira e Allan Vinícius Barbosa, técnicos da Companhia e autoridades locais.

“Estamos conseguindo fazer desse projeto uma grande realidade para a região. Ficamos muito felizes, sabendo da importância da obra. Estamos trazendo uma água com qualidade, água potável. Isso significa não só o fornecimento de água, mas uma questão de saúde”, destacou o diretor Luís Napoleão Casado.

“Não tem preço, não tem como dimensionar o valor de uma intervenção dessa natureza”, frisou o superintendente Antônio Nélson de Azevedo. Durante a visita, os gestores da Codevasf reuniram-se com moradores das comunidades que serão atendidas pelo sistema de abastecimento e compartilharam informações sobre o andamento dos trabalhos.

Na avaliação do presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Pequenos Produtores Rurais do Assentamento Alemar, Antônio de Pádua Santos, a implantação do sistema de abastecimento significa um importante avanço para as comunidades beneficiadas.

“Aqui é abastecido por carro-pipa, e a região é grande, sofrida, há muita dificuldade. Agora estou acreditando que a coisa vai andar”, disse. “São cinco assentamentos que vão ser beneficiados: Alemar, Conceição, Boa Sorte, São José e Novo Gosto. Além das pessoas que vivem nas estradas”, acrescentou Santos.

Centro de Recursos Pesqueiros e Aquicultura
Ainda na quinta-feira, o presidente da Codevasf visitou as instalações do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba – um moderno centro científico e tecnológico mantido pela Companhia no município de Porto Real do Colégio (AL). O Centro atua na produção de tecnologia para a revitalização da ictiofauna da bacia do rio São Francisco, e também fomento a atividades aquícolas. As atividades do Centro incluem pesquisa e produção de peixes juvenis de espécies nativas e de espécies de valor comercial.

Um dos destaques do trabalho desenvolvido no Centro está o projeto de salvamento do Pirá, espécie considerada símbolo da bacia hidrográfica do São Francisco que se encontra praticamente extinta no Baixo São Francisco.

Para execução do projeto foram levadas ao Centro matrizes reprodutoras de Três Marias (MG), que passaram por processo de reprodução artificial e que estão sendo multiplicadas para reintrodução da espécie nas águas do São Francisco entre os estados de Alagoas e Sergipe. A Codevasf já realizou diversos peixamentos do Pirá na região no âmbito do projeto.

Na agenda, Avelino Neiva também esteve reunido com servidores da Superintendência Regional da Codevasf, em Penedo, onde trataram sobre os desafios da instituição no futuro trabalho de operação do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).