Cultura

Fanfarras de Penedo e Arapiraca são selecionadas para desfile de emancipação

As três se juntam às outras dez bandas já definidas para o desfile do dia 7 de setembro

Por Assessoria 02/08/2017 12h12
Fanfarras de Penedo e Arapiraca são selecionadas para desfile de emancipação
Escola Alcides Andrade, em Penedo - Foto: Valdir Rocha

Muita torcida e uma disputa acirrada marcaram a última etapa do Encontro Inter- Regional de Bandas Fanfarra da Rede Estadual nessa terça-feira (01) em Arapiraca, no Agreste de Alagoas, quando foram definidas as bandas que conduzirão os pelotões da 2ª, 5ª e 9ª Gerências Regionais de Educação (Geres) no desfile em comemoração aos 200 anos de Alagoas.

Na ocasião, o publico lotou o Parque Ceci Cunha para prestigiar a apresentação das sete fanfarras elencadas: as escolas Pedro Reys, de Igreja Nova; Avelina do Carmo, de Traipu, Correia Titara, de Piaçabuçu; Izaura Antônia de Lisboa (Epial), de Arapiraca; Comendador José da Silva Peixoto, de Penedo; Quintella Cavalcanti, de Arapiraca e Alcides Andrade, de Penedo.

As sete bandas deram show de sincronia, beleza, musicalidade e harmonia. Nas arquibancadas, os alunos também protagonizaram um espetáculo à parte com as escolas Izaura Antônia de Lisboa e Quintella Cavalcai travando o duelo de torcida mais animada.

No final da tarde, a comissão julgadora definiu as três últimas fanfarras para o desfile. Enquanto o Quintella Cavalcanti foi escolhido para conduzir o pelotão da 5ª Gere, duas escolas de Penedo travaram uma disputa acirrada cujo desempate foi definido em detalhes. No final, ambas se classificaram para o desfile: Alcides Andrade, que ficará à frente do pelotão da 9ª Gere e Comendador José da Silva Peixoto, que vai levar a 2ª Gere.

Democracia

As três se juntam às outras dez bandas já definidas para o desfile: Aurelina Palmeira, pela 1ª Gere e Geraldo Melo, pela 13ª Gere, ambas em Maceió; Belarmino Vieira, de Minador do Negrão, pela 3ª Gere; Edite Machado, de Capela, pela 4ª Gere, Mileno Ferreira, de Santana do Ipanema, pela 6ª; Monsenhor Clóvis Duarte de Barros, de União dos Palmares, pela 7ª Gere; Bráulio Cavalcante, de Pão de Açúcar, pela 8ª Gere; Santa Cruz do Deserto, de Mata Grande, pela 11ª Gere; Nossa Senhora da Apresentação, de Porto Calvo, pela 10ª Gere e Tabuleiro do Pinto, pela 12ª Gere.

“As quatro etapas do Encontro Inte-Regional de Bandas Fanfarra foram incríveis, com as escolas promovendo um resgate da cultura alagoana. Era emocionante ver a alegria dos alunos ao representar as suas escolas, como se dedicavam”, avalia a superintendente de Rede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Maridalva Campos.

As gerentes regionais presentes ao evento também destacaram o esmero das escolas em suas apresentações. “Todos estavam muito empolgados e se prepararam muito para estar aqui. Foi uma experiência ótima”, diz Eliete Rocha, da 5ª Gere. “É um momento muito rico e ,aqui, estamos prestigiando arte e aprendendo um com o outro”, pontua Josenete Portela, da 2ª Gere. “A escolha da banda fanfarra por meio deste processo é algo muito interessante e possibilita que todas as regiões do estado estejam representadas”, fala Andrea Dantas, da 9ª Gere.

Estreia

O evento também marcou a estreia da banda fanfarra da Escola Epial, criada em fevereiro deste ano. “Temos muitos talentos na escola e esta banda fanfarra será um canal para estes talentos”, revela a diretora-geral Ana Valéria Peixoto.

Segurando estandarte da 5ª Gere, as estudantes Melissa Karen Farias e Shayane Rodrigues também falaram da emoção de participar do encontro de fanfarras. “Foi tudo novo para nós e tivemos chance de apresentar nossos trabalho e trocar experiências”, diz Shayane.

Veterano com mais de seis anos de experiência, JB Junior, da fanfarra da Escola Alcides Andrade, de Penedo, estava igualmente emocionado. “Já terminei o ensino médio, mas nem por isso me afastei da fanfarra, pois meu coração bate forte esta escola”, afirma o estudante de Administração.