Arapiraca

Calendário fixo de eventos pode aquecer turismo de negócios em Arapiraca

Secretário Ricardo Barreto sugere criação de parceria público privada para setor

Por 7 Segundos com Prefeitura de Arapiraca 06/07/2017 18h06
Calendário fixo de eventos pode aquecer turismo de negócios em Arapiraca
Bons exemplos de Gramado foram mostrados ao Secretário Ricardo Barreto - Foto: Divulgação

O turismo de negócios entrou na pauta de desenvolvimento da economia arapiraquense. O setor que movimenta milhões de reais com eventos, congressos, exposições e feiras temáticas tem na cidade gaúcha de Gramado um dos melhores exemplos do Brasil, experiência que o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ricardo Barreto, foi conhecer.

De acordo com a assessoria da Prefeitura de Arapiraca, Barreto esteve em Gramado para conhecer o que a prefeitura faz para fortalecer o turismo de negócios e eventos na cidade, sendo recebido pela secretária local de Turismo, Rúbia Frizzo.

Ricardo Barreto e sua equipe concluíram que o desenvolvimento de um calendário fixo de eventos em Arapiraca aquecerá o turismo de negócios no município. Outra conclusão é que o fortalecimento desse nicho da economia depende também da formação de parcerias entre os setores público e privado.

“É importante que o turismo de negócios seja complementado com lazer e entretenimento para que o turista possa movimentar a economia da cidade durante sua permanência”, explicou Ricardo Barreto.

Com essa linha de planejamento, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo já viabiliza projetos nesse sentido para o trabalho que será desenvolvido durante os próximos quatro anos.

Atualmente, 60% dos turistas visitam a cidade gaúcha entre junho e dezembro. Os outros 40% vão até Gramado entre os meses de janeiro e maio. Segundo o que foi passado ao representante da Prefeitura de Arapiraca, o fluxo de visitas é reflexo do sucesso do Natal Luz e ainda dos 300 eventos de negócios promovidos ao longo de cada ano.

Ricardo Barreto conheceu a estratégia e o modelo de governança construído para o Natal Luz, evento a cargo da Gramado Tour, também responsável pela realização dos grandes eventos da cidade. Além do Natal Luz e outros trabalhos de grande porte, a autarquia Gramado Tour também administra o Centro de Exposição e Congressos de Gramado.