Curiosidades

[Vídeo] Serra em Taquarana vira polêmica entre ambientalistas e religiosos no Agreste

Pedra do Itapaúna: diz a lenda que uma princesa morava no lugar e até extraterrestres teriam frequentado o local

Por 7 Segundos Arapiraca 29/03/2017 16h04
[Vídeo] Serra em Taquarana vira polêmica entre ambientalistas e religiosos no Agreste
Pedra de Itapauna em Taquarana - Foto: Josival Meneses/ 7Segundos

Um pedra gigantesca chama atenção de quem visita o Sítio Itapaúna, no município de Taquarana, no Agreste de Alagoas, a 26 km de Arapiraca e 120 km de Maceió, capital do Estado. 

O local, que é de propriedade particular, está virando polêmica entre ambientalistas e religiosos devido à descaracterização da área considerada patrimônio do município,porém nada documentado ainda.

A equipe do 7 Segundos visitou a Pedra do Itapaúna, frenquentada por católicos, umbandistas, evangélicos, espíritas e pessoas que se aproveitam do lugar para se prostituírem e usarem drogas.

Os ambientalistas alegam que o lugar foi desmatado e as pedras perderam suas caracterísiticas naturais porque foram pintadas de branco pelos próprios religiosos que frequentam o lugar. Eles reclamam que há falta de respeito à preservação da área, considerada histórica.

Os religiosos defendem o uso da Pedra do Itapaúna para se reunirem e louvarem a Deus de forma pacífica, respeitando a religião de cada um. Eles são contra ao uso do lugar para práticas de relações sexuais e o uso de drogas. Existe um cruzeiro, simbolizando a crença religiosa.

Para o professor Samuel Januário, a Pedra do Itapaúna é um local turístico, que recebe pessoas de vários lugares do País para apreciarem as belezas naturais do lugar, mas defende a preservação da área.

"Esse local representa muito do ponto de vista histórico e cultural. Aqui existe a lenda da princesa que morou na Pedra do Itapaúna, como de encantamento e se tornou uma parada obrigatória", disse Samuel Januário.

O comentário do educador é reforçado pelo representante do Movimento Evangélico, José Edmilson, que não aprova a frequência do local para os que querem beber e se prostituir e acabam deixando sujeira no local.

O proprietário do local, Eranildo Rocha alega que a questão dos ambientalista é porque havia vegetação no topo da pedra e os religiosos limparam o lugar, provocando o desmatamento da mata que ali existia.

"Nunca proibi ninguem de subir aqui. A questão é que eles limparam a área de mata, que era uma vegetação seca, para evitar um incêndio na vegetação", esclareceu Eranildo Rocha.  

Estudantes e aulas de campo

A Pedra do Itapaúna também é frequentada por estudantes que visitam o local com professores para participarem de aula de campo. Como é o caso da professora Bárbara Maria.

"Eu sempre trago meu alunos para aulas de campo, passeio e lazer nesse lugar muito conhecido e centenário. A gente sempre sobe aqui na pedra para apreciar a natureza", disse a professora.

Misticismo

Os caminhos que levam até o município de Taquarana, em Alagoas, escondem misticismo e uma lição de respeito a pluralidade de cultos religiosos.

Em conversa com moradores e visitantes, a equipe do 7 Segundos testemunhou várias curiosidades envolvendo a atração turística. 

Ambientalistas disseram que há um mito sobre o surgimento da formação rochosa e que lá existe a lenda de uma princesa que habita a pedra. Os moradores afirmam ouvir vozes durante o luar.

Assista a reportagem da equipe do 7 Segundos, durante visita à Pedra do Itapaúna: