Agricultura

Estado implementa Programa de Aquisição de Alimentos a 800 famílias em Alagoas

Por 7 Segundos com Agência Alagoas 04/02/2017 12h12
Estado implementa Programa de Aquisição de Alimentos a 800 famílias em Alagoas
Programa de Aquisição de Alimentos vai beneficiar mais de 800 famílias em Alagoas - Foto: Reprodução / Internet

Com aporte de recursos de R$ 3,3 milhões, o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) vem retomando as atividades do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no Estado. Ele tem a responsabilidade de implementar as ações que estão beneficiando ao menos 800 agricultores familiares.

O programa é fruto de uma parceria entre os governos federal e estadual para atender aos agricultores que têm o perfil solicitado pelo do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Desenvolvimento Social.

Atualmente o PAA contempla 28 municípios, 803 pequenos agricultores, gerando emprego e renda, além de contribuir na comercialização dos produtos dos pequenos agricultores em 143 associações. 

Retomada do programa

De acordo com o presidente da Emater, Carlos Dias, desde 2012 o programa estava desativado, resultando na redução dos recursos do PAA, no entanto com a retomada do programa, a ideia é em poucos meses obter o retorno do montante inicial, que é de aproximadamente R$ 7 milhões.

“Por meio do sistema integrado online do PAA, os agricultores são apresentados a uma relação de produtos e preços. E do outro lado, está quem vai receber. Nós cadastramos todas as entidades que podem ser beneficiárias. São escolas, creches, abrigos, presídios, hospitais, enfim, uma rede muito grande de instituições sociais que atendem a demanda de ponta,” explicou Dias.