Tecnologia

Advogado alagoano será palestrante na 10ª edição da Campus Party 2017

Por 7 Segundos 24/01/2017 16h04
Advogado alagoano será palestrante na 10ª edição da Campus Party 2017
Advogado alagoano José Marques Vasconcelos Filho será palestrante na Campus Party 2017 - Foto: Cortesia / Arquivo pessoal

Nada mais conveniente do que participar do maior evento de tecnologia, ciência e cultura nerd do país e da América Latina para quem debate sobre redes sociais.

É o que vai acontecer com o advogado alagoano José Marques de Vasconcelos Filho, 29 anos, que fará  palestra sobre "Violação aos Direitos Humanos na Internet", na 10ª edição da Campus Party Brasil, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP), no período de 31 de janeiro a 5 de fevereiro deste ano.

A palestra do professor de Direito Constitucional e Humanos no Cesama/Unirb será realizada na quarta-feira, 1º de fevereiro, às 22 horas, e fará parte das mais de 700 atividades realizadas durante o evento, que reúne milhares de visitantes na cidade de São Paulo.

Em entrevista, por telefone, ao Portal 7 Segundos, o advogado José Marques Filho, natural de Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas, disse que sempre quis participar da Campus Party e que vai realizar o sonho como palestrante da 10ª edição do evento.

"Estou com uma grande expectativa de participar deste evento, principalmente como palestrante e vou falar de um tema que sempre exponho em sala de aula e que, de uma forma ou de outra, é discutido de forma errada por um viés político e que na verdade, direitos humanos é falar do direito de todos", ressaltou Marques Filho.

Outra situação intrigante para o palestrante é as pessoas acharem que diante de um computador podem 'tudo' pela internet, o que é um verdadeiro engano.

"Muita gente acha que a internet é um ambiente sem lei e que ela pode fazer de tudo e como quiser, mas não é bem assim. As relações que ocorrem virtualmente também são protegidas pela lei e no Brasil casos não faltam", afirmou José Marques Filho.

Campuseiros

A Campus Party Brasil trará a novidade de os campuseiros, que são os participantes que acampam dentro do evento, no Anhembi, sugerirem palestras e conteúdos para a feira. 

No entanto, foi justamente assim que o advogado alagoano foi escolhido. Um amigo dele do município de União dos Palmares sugeriu a palestra do advogado sertanejo e a façanha deu certo. 

A palestra de José Marques Filho foi uma das 275 inscritas e ficou entre as 50 mais votadas. E por isso ele vai participar representando o estado de Alagoas com a garra de um sertanejo no mundo jurídico.

Com oito palcos temáticos, a Campus Party Brasil espera receber cerca de 80 mil pessoas na "Open Campus", área aberta e gratuita da feira e um público estimado de 130 mil participantes, segundo os organizadores do evento.

"Espero poder despertar reflexões entre os campuseiros e fomentar discussões, a fim de que os presentes se sintam motivados a buscar mais informações sobre o tema", declarou José Marques.

Biografia

Advogado especialista em Direito Constitucional pelo Complexo Educaciona Damásio de Jesus, José Marques de Vasconcelos Filho é professor de Direito Constitucional e Humanos no Centro de Ensino Superior Arcanjo Mikael de Arapiraca (Cesama-Unirb). 

José Marques também foi professor voluntário de Direitos Humanos e Fundamentais na Faculdade da Cidade de Maceió para Terceira Idade (Facima-TI) de 2013 a 2016 e membro da Escola Superior de Advocacia de Alagoas (ESA-AL) no período 2014 e 2015. Atualmente, José Marques é presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB/AL. 

Serviço:

O que: 10ª edição da Campus Party Brasil
Onde: Pavilhão de Exposições do Anhembi em São Paulo (SP)
Quando: De 31 de janeiro a 5 de fevereiro de 2017
Quanto: Entrada R$ 240 (Veja aqui).