Tecnologia

Vírus para Android já infectou mais de 1 milhão de celulares

Por 7 Segundos com Tec Tudo 12/12/2016 10h10
Vírus para Android já infectou mais de 1 milhão de celulares

Mais de um milhão de contas do Google foram invadidas por hackers, por causa de um problema no sistema Android. Segundo a empresa de segurança digital Checkpoint, dispositivos com as versões Android 4.2, Android 4.3, Android 4.4 KitKat e Android 5.0 Lollipop estão vulneráveis à ameaça Gooligan, responsável por cerca de 13 mil novas infecções por dia.

O problema é causado por um malware que se espalha por apps na plataforma.
O Gooligan infecta aparelhos por meio de aplicativos falsos, aparentemente inofensivos. Inicialmente encontrados na Google Play Store, esses apps já foram removidos pelo Google, mas continuam disponíveis na web. Uma vez instalados, eles são responsáveis por abrir caminho para vazamento de dados dos usuários.

O vírus consegue roubar dados da conta Google e ter acesso irrestrito ao Google Play, Gmail, Google Fotos, Google Docs, G Suite, Google Drive e outros serviços embarcados no Android. Além disso, os apps maliciosos servem para gerar receita para os hackers.
Os dispositivos infectados aumentam a reputação de apps na Play Store com avaliações de cinco estrelas, e clicam forçadamente em banners de anúncios. Portanto, as vítimas perdem seus dados e ainda contribuem para que os criminosos obtenham lucro diretamente do Google.

Como identificar e se proteger

Para saber se o seu smartphone já está infectado, é importante saber se há consumo excessivo de bateria sem motivo aparente. Além de gastar mais energia que o normal, o malware Gooligan pode prejudicar o desempenho do dispositivo com muitos cliques em propaganda na web.

Para evitar infecção, não instale aplicativos disponibilizados fora da Google Play Store. Como a gigante das buscas já removeu os apps maliciosos da loja oficial, o perigo reside somente em sites independentes. Mas, se você acha que já está comprometido, siga o passo a passo para se livrar do problema.

Passo 1. Acesse as configurações do seu Android e acesse o menu “Fazer backup e redefinir”. Dependendo do aparelho, o nome da seção pode ser também “Cópia de segurança e restauração”. Em seguida, procure a opção “Restaurar o padrão de fábrica”.

Passo 2. Zere o dispositivo e apague os dados da memória para se livrar do malware. O smartphone será reinicializado e você deverá configurá-lo como novo.
 

Passo 3. Por fim, altere sua senha do Google para impedir que hackers tomem controle do seu Android novamente.