Maceió

Bolsa Família: Semas e SMS realizam ação em unidade de Saúde no Vergel

Por Redação com Assessoria 05/12/2016 18h06
Bolsa Família: Semas e SMS realizam ação em unidade de Saúde no Vergel

As Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas) e de Saúde (SMS) continuam, nesta semana, com o Plano de Ação Itinerante das Condicionalidades do Programa Bolsa Família (PBF) na Saúde. Nesta terça-feira (6) e quarta-feira (7), a ação acontece na Unidade Básica de Saúde (UBS) Roland Simon, no bairro do Vergel.

A ação é voltada para crianças de zero a 07 anos e mulheres dos 14 aos 44 anos, beneficiárias do Programa Bolsa Família. É necessário que a mãe ou responsável pelas crianças compareçam à Unidade de Saúde, levem seus filhos e estejam com o Cartão de Vacina, Cartão do Bolsa Família, Cartão do SUS , e se estiver grávida, o Cartão da Gestante. As condicionalidades do Bolsa Família são as exigências do programa para que a família receba o benefício.

Segundo a coordenadora do Cadastro Único em Maceió, Stephanie Cavalcante, o cumprimento das condicionalidades é um compromisso que as famílias assumem a partir do momento que se tornam beneficiários. “Se deixam de fazer o acompanhamento da saúde e da educação, essas famílias acabam tendo o benefício cancelado, bloqueado ou suspenso. Por isso que é tão importante”, explicou.

As condicionalidades na área da saúde exigem que gestantes e nutrizes devam ser inscritas no pré-natal e comparecer com o Cartão da Gestante às consultas nas unidades de saúde próximas à sua residência, seguindo o calendário do Ministério da Saúde. Outra exigência é a participação nas atividades educativas oferecidas pelas equipes de saúde sobre aleitamento materno e promoção da alimentação saudável.

Pai, mãe ou responsáveis pelas crianças menores de 07 anos devem levar a criança às unidades de saúde ou aos locais de vacinação e manter atualizado o calendário de imunização, conforme diretrizes do Ministério da Saúde (MS); levar a criança com o Cartão de Saúde da criança, para a realização do acompanhamento nutricional e do desenvolvimento e outras ações, conforme preconiza o calendário do MS.

Desde o início do mês de novembro, as equipes da Assistência Social e da SMS atenderam em Unidades de Saúde de vários bairros. A equipe da Semas é a responsável pela conferência de dados dos beneficiários na unidade móvel do CadÚnico e a da Saúde oferece os serviços de antropometria (exame de cálculo de massa corporal, peso, idade metabólica, massa óssea, taxa de água, taxa de gordura, gordura visceral entre outros) e avaliação nutricional.

A SMS também realiza vacinação e suplementação de vitamina “A”. Uma equipe de enfermagem também avaliará crianças e mulheres, e caso apresentem algum problema de saúde, serão encaminhados para consulta numa USF próxima a sua casa.

A ação acontecerá na Unidade Básica de Saúde (UBS) Roland Simon, das 8h às 14h, localizado na Rua Cabo Reis, no Vergel.