Brasil

Conselho analisa relatórios do TCU sobre superfaturamento em obras do Canal do Sertão

Crea quer que dinheiro desviado seja retornado para a continuidade da construção

Por 7 Segundos com Assessoria 17/08/2016 14h02
Conselho analisa relatórios do TCU sobre superfaturamento em obras do Canal do Sertão
- Foto: Reprodução/ Internet

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) protocolou um ofício solicitando ao Tribunal de Contas da União que o órgão disponibilize cópias do relatório da auditoria realizada nas obras do Canal do Sertão, em Alagoas, para serem analisadas. Segundo a auditoria, os trechos 3, já inaugurado, 4, em construção e o 5, apenas licitado, foram superfaturados em mais R$ 100 milhões. 

No encontro com o secretário de Controle Externo do órgão, Claudivan da Silva, o Conselho ainda sugeriu que, se realmente for constatada as supostas irregularidades, ao invés do recurso ser devolvido ao governo federal, ele possa ser reinserido na continuidade de uma das maiores obras hídricas do Nordeste, ofertando emprego e mais desenvolvimento para Alagoas.

“Recentemente o Crea Alagoas aderiu, junto a Federação Nacional da Engenharia, o movimento Engenharia Unida que incentiva a retomada do crescimento da economia brasileira. Assim, defendemos a busca de soluções para o desenvolvimento do Brasil e a devolução do valor utilizado na obra, não vai ajudar muito o progresso de Alagoas. Nosso interesse é que os recursos continuem no Estado e que sejam utilizados na geração de emprego e na economia”, destacou o presidente do Crea Fernando Dacal.

A iniciativa deve-se ao plenário do Conselho, que aprovou, por unanimidade, a propositura do conselheiro e coordenador da Câmara de Engenharia Civil, Marivaldo Coutinho.

Segundo o relatório,há indícios de que as obras nos trechos 3, já inaugurado, o 4 – ainda em construção -, e o 5, apenas licitado, tiveram valores estimados acima do preço real e por isso os recursos para a última etapa ficaram bloqueados.