Capital

Projeto Praia Digital oferece Internet gratuita na orla de Maceió

Por Redação com assessoria 06/05/2016 10h10

Lançado há quase dois meses, o Projeto Praia Digital tem sido aprovado pela população. O serviço, resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur), e a empresa Vivo, oferece Internet de qualidade, e gratuita, para quem visita a orla da capital.

Para o secretário municipal de Promoção do Turismo, Jair Galvão, o projeto é uma forma de publicidade espontânea para Maceió. “Os turistas que vistam a cidade podem acessar o seu dispositivo móvel para obter informações sobre destino, quais são os melhores atrativos ou então buscar onde estão os serviços básicos, como caixas eletrônicos ou restaurantes”, explicou.

A turista Rosely Barbosa, que visita a cidade pela primeira vez, aprovou a iniciativa da Prefeitura. “O serviço é muito bom. Usei para procurar alguns lugares e aproveitei para fazer um check-in”, conta.

Mas não são apenas os turistas que usufruem do projeto. O segurança João Emiliano não conhecia o serviço, mas ficou muito feliz por saber que agora pode ter acesso rápido e de qualidade enquanto está na praia. “Foi perfeito. A gente pode se comunicar melhor com os amigos, quando for encontrar com eles aqui na praia, pode baixar aplicativos para ouvir música. Agora vou usar sempre”, disse.

O Projeto Praia Digital, que já ultrapassa cinco mil acessos, está disponível em nove pontos ao longo da orla de Maceió. “É uma ação muito boa. Os turistas estão usando bastante, meus clientes também, todo mundo está satisfeito. Maceió está de parabéns”, elogiou a comerciante Ilda Gomes

Ainda de acordo com o secretário, a intenção da Prefeitura é continuar expandindo esse serviço para outros bairros da capital. “Há um processo em andamento de contratação de uma empresa fornecedora de internet gratuita. É o projeto ‘Wi-Fi na Praça’: As praças de Maceió, da periferia ou do centro da cidade, vão poder contar com esses pontos que já existem em outros espaços. A população vai poder conhecer o que a Prefeitura vem fazendo e acessar os portais de seu gosto. A gente espera democratizar cada vez mais o uso da internet e transformar Maceió numa cidade digital”, ressalta Galvão.

Como utilizar

Basta acessar a rede “VIVO_e_PREFEITURA_MACEIO”. Ao conectar o dispositivo, é necessário que se faça um pré-cadastro através do Facebook ou informando alguns dados pessoais como: nome, CPF, telefone e endereço de e-mail. O novo sistema de registro obedece a Lei Nº 12.965, de 23 de Abril de 2014, o Marco Civil da internet contra ataques cibernéticos.

Além disso, essas informações são úteis pois dessa forma é possível conhecer e traçar o perfil do usuário que acessa a rede. “Temos acesso à informação e vamos conhecendo aos poucos qual é o perfil do usuário, quantos são daqui de Maceió, quantos são de fora e, em breve, teremos um relatório detalhado, conhecendo melhor o perfil de quem está acessando o Praia Digital”, destacaou o secretário.