Na Mídia

Ibama diz que irá responsabilizar Latino por foto do macaco Twelves "fumando"

Por Redação com Na Telinha 26/04/2016 22h10
Ibama diz que irá responsabilizar Latino por foto do macaco Twelves 'fumando'
Reprodução

 

Nesta segunda (25), a apresentadora e defensora dos animais Luisa Mell criticou o cantor e responsabilizou o Ibama pelo caso.

"Surpreendentemente o Ibama que é quem deveria proteger nossa fauna, tem reduzido animais silvestres de várias espécies à categoria pets, mediante a publicação da lista PET. Com isso o Ibama acaba por estimular o tráfico de animais, compromete a biodiversidade brasileira, traz risco a saúde dos animais e ainda contribui com a dizimação de várias espécies e seus ecossistemas. Apesar do Ibama dizer que animais silvestres devem ser adquiridos em criadoros, ele esquece de dizer que esses animais chegam a criadores como decorrência de atos ilicitos, após sua captura em cativeiros ilicitos. Todos os anos 38 milhões de animais são retirados das nossas florestas para virarem pets. Para alimentar o egoismo e egocentrismo humano. Lembrando que são estes animais os grandes agricultores das florestas", disse ela.

O macaco foi um presente de casamento do empresário de Latino quando o cantor se casou com a modelo e atriz Rayanne Morais, em 2014. O animal recebeu o nome de Twelves e vive como bichinho de estimação do artista, comendo papinha de bebê e com guarda-roupa de grife.

Com a separação do casal no ano passado, o macaco ficou com Latino.A foto publicada por Latino de seu macaco Twelves "fumando" poderá trazer sérios problemas para o cantor.

Nesta terça-feira (26), o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) informou que o artista será responsabilizado pela divulgação da imagem.

"A autorização de posse de animal silvestre não permite esse tipo de tratamento, portanto o cantor Latino responderá pelo fato. Há uma lista em discussão no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), com participação de representantes da sociedade civil, que estabelecerá os critérios para a determinação de espécies silvestres a serem criadas e/ou comercializadas como animais de estimação", informa o órgão.

Em contato com o Ego, Latino se mostrou indignado e partiu pra cima do Ibama: "Eu quero ver o Ibama ter peito para tirar o macaco de mim. É ruim de me tirar. Eles querem é aparecer com isso. Não tem nada disso. Eu estava fumando o narguilé, ele parou para sentir o cheiro e a menina tirou a foto. Quando ela fez a foto eu pedi para postar, porque era um momento engraçado, uma foto ostentação. Só que as pessoas gostam de se aproveitar das situações. Tanta coisa para o Ibama procurar saber, tanta coisa errada no planeta, tanta injustiça".