Arapiraca

Carros-pipa abastecem comunidades rurais com dificuldades de água em Arapiraca

Por 7 Segundos 12/04/2016 18h06

A Operação Carro-pipa, que distribui água potável por meio de carro-pipa, abastece comunidades rurais de Arapiraca, com dificuldades de receber água pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

De acordo com o subsecretário municipal de Agricultura de Arapiraca, Elielton Amaral, os moradores que residem na zona rural estão recebendo o abastecimento de água que é despejado nas sisternas construídas pelo governo federal.

O programa é uma parceria do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, com o Exército Brasileiro. Mas também tem a contribuição do governo estadual.

Elielton Amaral disse ainda que em Arapiraca há 76 localidades rurais no município, porém nem todas elas recebem o abastecimento de água de carros-pipa porque não precisam. São abastecidos apenas as regiões em que a água não chega.

"Quando precisar de água na cistena o agricultor rural tem que ir à secretaria e comunicar o local, fazer uma espécie de cadastro e aguardar o abastecimento pelo carro-pipa", explicou Elielton Amaral.

O subsecretário afirmou que há 2.700 cisternas distribuídas nas comunidades rurais de Arapiraca. Localidades como Vila Aparecida, Taboquinha, Genipapo, entre outras, precisam ser abastecidas com os carros-pipa.

Ele explicou que as cacinhas que antes existiam e supriam as necessidades dos moradores dessas localidades rurais, hoje já não dão água como antes. A razão disso é que o lençol freático baixou e a água sumiu.

Dados oficiais

Na página oficial do governo federal na internet, o programa foi desenvolvido para ajudar a população nas regiões afetadas pela seca ou estiagem, especialmente no Nordeste e em Minas Gerais.

Em Alagoas, os dados oficiais da operação carro-pipa o governo federal contratou 166 pipeiros em 33 municípios do Estado. Já o governo estadual contratou 239 pipeiros e atende 37 municípios alagoanos. No total são 405 carros-pipa contratados para distribuir água em 70 municípios. Lá, postaram apenas 40. Acompanhe aqui.