Arapiraca

Acervo da 10ª Vara está 100% virtualizado

Por 7 Segundos com assessoria 03/03/2016 15h03
Acervo da 10ª Vara está 100% virtualizado
- Foto: Assessoria / TJAL

A 10ª Vara Cível - Família e Sucessões, da Comarca de Arapiraca, encontra-se totalmente virtualizada desde o início deste mês. Com cerca de 450 processos em tramitação, esta é a primeira unidade judiciária de Arapiraca a ter o acervo 100% digital.
    De acordo com o juiz titular André Gêda Peixoto Melo, a estratégia utilizada foi primeiro sentenciar o máximo possível de processos físicos, para então intensificar as atividades de virtualização do acervo.

“O objetivo foi atingido graças à equipe de servidores e estagiários abnegados da Vara, que não mediram esforços em implementar todo o projeto traçado de virtualização, conjugando tais serviços com a rotina cartorária”, disse André Gêda.

O magistrado ainda destacou que a virtualização traz mais segurança e celeridade à tramitação dos processos.“A virtualização elimina a possibilidade de extravio e perda de processos, já que todos se encontram no Sistema de Automação do Judiciário (SAJ), além da comodidade quanto à opção de trabalho em qualquer local onde o sistema esteja disponível, contribuindo sobremaneira para uma prestação jurisdicional mais célere”, destacou.

Outras vantagens da virtualização para o Judiciário são a redução considerável na utilização de papel e a praticidade de consulta e apreciação dos processos, que podem ser encontrados facilmente no sistema pelos juízes, servidores, promotores, defensores públicos, advogados e as partes, por meio de senha pessoal para protocolo e consulta online dos arquivos digitais.

Virtualização do Judiciário alagoano

Em dezembro de 2014, os processos passaram a ser recebidos apenas virtualmente no Judiciário alagoano. Com a virtualização, as unidades judiciárias da Capital e do interior trabalham para digitalizar os processos que ainda se encontram físicos.

O Processo Judicial Digital (Projudi), sistema utilizado nos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, começou a ser instalado em 2007. O SAJ, em 2011. De acordo com a lei nº 11.419/2006, somente em casos de problemas técnicos que causem a indisponibilidade do sistema serão recebidos processos físicos.