Oportunidades

Sefaz abre inscrições para curso de capacitação de contadores

Por Redação com Agência Alagoas 01/03/2016 14h02
Sefaz abre inscrições para curso de capacitação de contadores
urso será ministrado nos dias 8 e 9 deste mês, na Escola Fazendária, em MaceióArquivo/Agência Alagoas

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) informa que estão abertas as inscrições para o preenchimento de 140 vagas para o curso de capacitação sobre os novos cálculos do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) destinado a contadores do Estado.

Desde o início deste ano, a Sefaz já capacitou 420 contadores, em três turmas, duas em Maceió e uma em Arapiraca.

A quarta etapa será realizada na Escola Fazendária, localizada no bairro Jacarecica, em Maceió, nos dias 8 e 9 deste mês, das 14h às 17h, com palestras sobre o Fecoep–ICMS Antecipado, Diferencial de Alíquota, Nota Fiscal de Consumidor eletrônica (NFC-e), Declaração eletrônica de Substituição Tributária- Diferencial de Alíquota e Antecipação (DeSTDA) e DIFAL, com espaço para perguntas aos instrutores.

As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail [email protected], com o envio do nome completo, telefone e e-mail. No dia do curso, os participantes também devem levar um quilo de alimento, que será doado para instituições carentes do Estado.

Na oportunidade, os contadores serão instruídos e poderão tirar dúvidas com os ministradores das palestras, conforme a programação a seguir. Para mais informações, entrar em contato com a Efaz pelo 3315-6267.

Dia 08/03
14h às 15hNFC-e : Williamson Santos
15h às 15h30 – Espaço para perguntas
15h30 às 16h30DeSTDAKleberson do Rêgo
16h30 às 17h – Espaço para perguntas

Dia 09/03
14h às 15h30Fecoep/ICMS antecipado – Afrânio Menezes
15h30 às 16h – Espaço para perguntas
16h às 17h30DifalAlysson Sato
17h30 às 18h – Espaço para perguntas

Nova fórmula do ICMS - O novo cálculo do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Antecipado foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), no dia 30 de dezembro de 2015, sendo sua fórmula alterada com base na Lei nº 7.771, de 9 de outubro de 2015. O ICMS é relativo à entrada interestadual de mercadorias que são destinadas ao contribuinte alagoano.

Com o novo cálculo, o imposto a ser antecipado será calculado aplicando-se sobre o valor da respectiva Nota Fiscal de aquisição o percentual referente à diferença entre a alíquota do ICMS das operações internas em Alagoas e a alíquota do ICMS relativa às operações interestaduais.

Ainda, de acordo com a nova fórmula, a alíquota do ICMS passa a incluir 1% sobre a base de cálculo do ICMS Antecipado, referente ao Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep).

Para mais detalhes sobre o assunto, acesse o manual “ICMS Antecipado”, disponível no endereço eletrônico http://www.sefaz.al.gov.br/ICM_Antecipado.pdf.