Alagoas

Universidade Estadual de Alagoas adere oficialmente ao SiSU

Por Redação com Agência Alagoas 07/12/2015 14h02
Universidade Estadual de Alagoas adere oficialmente ao SiSU
Segundo professor Odilon Marques, expectativa é positiva para nova etapa de ingresso dos estudantes na Universidade

 Universidade Estadual de Alagoas aderiu oficialmente ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), método informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). A quantidade de vagas disponibilizadas para o ano letivo 2016 foi mantida em 1.080 para os 32 cursos regulares ofertados pela instituição.

De acordo com o coordenador institucional do SiSU e chefe de gabinete da Uneal, professor Odilon Máximo, a expectativa é positiva para essa nova etapa de ingresso dos estudantes na Universidade. “O Consu [Conselho Superior] aprovou por unanimidade essa mudança, em maio deste ano. A Pró-Reitoria de Graduação fez as atualizações dos cursos no e-MEC e junto às coordenações de curso foram avaliados critérios de ingresso, a exemplo dos pesos das provas por área de conhecimento”, frisou.
 

O gestor informou que no primeiro semestre de 2016 serão ofertadas 1.040 vagas. O curso de Ciências Biológicas no Campus I, em Arapiraca, oferecerá 40 vagas para o segundo semestre. “Esperamos que alunos, servidores e também os professores ajudem nesse processo de divulgação da nova forma de acesso à Uneal”, disse.

Segundo o reitor da Universidade, Jairo Campos, as vantagens já são percebidas. “O fim do processo para realização do vestibular, que incluía licitação e aplicação das provas, encerra um período de dificuldades enfrentadas pela Uneal. Além disso, democratiza o acesso à instituição em virtude do baixo valor da inscrição e ainda garante isenção automática aos egressos de escolas públicas”, explicou Campos.

Benefícios

Ainda durante a sessão do Consu que aprovou a mudança, foram apresentados benefícios que as instituições participantes do SiSU têm asseguradas pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação. O principal deles é a liberação de recursos exclusivos para assistência estudantil.

“O Governo Federal libera anualmente recursos que poderão ultrapassar R$ 1,5 milhão, o que, no caso da Uneal, acontecerá a partir do final de 2016. Os recursos são repassados de acordo com o número de vagas ofertadas pelas instituições estaduais de educação superior públicas”, informou o coordenador institucional do SiSU na Uneal.

Os recursos são liberados pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Instituições de Educação Superior Públicas Estaduais (PNAEST). A destinação dos recursos será debatida com a comunidade acadêmica, em momento apropriado, para elaboração do plano de trabalho do convênio. No documento, estarão definidas as prioridades e metas para utilização das verbas.