Arapiraca

Arapiraca convoca moradores contra a dengue

Por Redação com Assessoria 25/11/2015 16h04
Arapiraca convoca moradores contra a dengue
- Foto: internet

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está convocando a população de Arapiraca para participar, neste sábado (28), a partir das nove horas, de um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypit, o transmissor da dengue e outras doenças.

A iniciativa faz parte de uma série de ações que a secretaria vem realizando para orientar e prevenir os moradores acerca dos cuidados para evitar a proliferação do mosquito.

Por conta do aumento do número de viroses e de casos suspeitos de zika vírus, a Prefeitura de Arapiraca, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde montou uma força-tarefa e ampliou o atendimento no 5º Centro de Saúde Doutor Ubiratan Pedrosa Moreira, localizado por trás do Hospital Regional de Arapiraca.

Desde a segunda-feira (23), o horário de atendimento ao público foi ampliado das 7 h às 21 horas, assim como dos profissionais que estão trabalhando até as 23 horas, todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos.

Após as 21 horas, as pessoas que estiverem dentro do centro de saúde serão atendidas.
Para evitar a superlotação no atendimento e o cansaço da equipe de profissionais da saúde, o enfermeiro e coordenador de Atenção às Urgências e do Pronto Atendimento, Magaiver Magno Silva, explicou que os médicos fazem revezamento para trabalhar no horário do almoço.

Campanha

De acordo com o secretário de Saúde, Ubiratan Pedrosa, o mutirão vai mobilizar agentes de endemias entre outros profissionais de saúde, mas o público-alvo é a população de Arapiraca.

“Vamos visitar lojas, residências e abordar condutores de veículos, distribuindo materiais informativos e alertando as pessoas acerca da importância dos cuidados para prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypit", informou ele.

Um levantamento feito pela prefeitura apurou que 80% dos focos do mosquito encontrados na cidade foram dentro de reservatórios em residência. Por isso, os agentes irão continuar o trabalho e tratamento com larvicida de águas acumuladas.

A secretaria alerta a população que continue colaborando com o poder público, mantendo a cidade limpa e evitando focos para a proliferação de mosquitos que possam transmitir doenças nessa época do ano.

"Embora haja uma procura muito alta devido à zika, os postos de saúde dos bairros de Arapiraca também estão preparados para receber e atender à população", explicou.

A questão é preocupante em todo o Brasil. Mas as medidas determinadas pelo Ministério da Saúde estão sendo adotadas também em Alagoas. Há o monitoramento nos municípios, com grupos se deslocando para atender os casos específicos.

Por se tratar de uma situação inédita, o Ministério da Saúde tem avaliado a utilização de algumas tecnologias para combater a proliferação das doenças. Entre elas, a criação de uma vacina contra a dengue e a utilização de mosquitos transgênicos incapazes de transmitir os vírus.

Medidas simples como a utilização de repelentes e ainda a telagem das casas, impedindo a entrada do mosquito, também são indicadas pelos técnicos do Ministério.

O sábado (28) foi escolhido como o “Sábado da faxina – não dê folga ao mosquito da dengue”, um novo Dia D de combate ao Aedes aegypti.